TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Funcional do Comportamento - Filme

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA – PROAC

CURSO DE PSICOLOGIA

ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO

PROF.  JAYANA RAMALHO VENTURA

Grupo: Graziella de Oliveira Alves,

Katarine Costa Teles

Marina Pinheiro da S. Forte

Michelle N. Xavier Barbosa

ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO

Filme: Coringa

- Personagem: Arthur Fleck – Coringa-

João Pessoa/2021


[pic 2]Obra: Coringa

Ano: 2019

Produtora: Warner

Roteiro e Direção: Todd Phillips

Sinopse oficial do filme:

Em Coringa, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO

- Personagem: Arthur Fleck – Coringa-

  • ANÁLISE MOLECULAR

  1. A cidade e o povo de Gothan

Gothan é uma cidade imersa em pobreza e desigualdade, acentuada por uma enorme crise de desemprego, onde mesmo o lixo não é recolhido nas ruas (greve do lixo), levando Gothan a uma infestação de ratos.  [pic 3]

Dentro desse contexto, Arthur Fleck é um homem que representa essa parcela da população da cidade. Vive para sobreviver, tendo acompanhamento pago pelo governo, um emprego precário, onde faz bico como palhaço e uma mãe, de nome Penny Fleck, doente. Sua única esperança ou objetivo a longo prazo, parece ser sua espera por uma chance de tornar-se comediante de Stand Up – e mesmo essa mínima fantasia do personagem soa como uma piada irônica e constrangedora.

A primeira cena, umas das irônicas, mostra o palhaço forçando um sorriso entre os lábios – enquanto uma única lágrima borra sua maquiagem. Na sequência seguinte, ele é roubado enquanto trabalha em frente a uma loja e ao perseguir os ladrões, é espancado, e não reage. Ao voltar para casa, para cuidar da mãe doente, as cenas são marcadas por uma frieza que ronda as ruas, uma sensação de vazio e tensão iminente.

Arthur sofre de condição rara, que o faz ter gargalhadas em situações inoportunas, sem ter qualquer controle (chamada de afeto pseudobulbar). Onde tenta interagir como uma criança no ônibus, sendo recriminado pela mãe da mesma, reagindo com as gargalhadas inoportunas. Ele é ciente das condições que tem, indo as consultas com a assistente social e tomando seus remédios.

Quadro 01 – Arthur X Estado

Antecedentes

Respostas

Consequências

Processos

Efeitos

Problemas sociais/ desemprego/ desigualdade social

Trabalhar

Assalto/ agressão

P+

Sensação de impotência, tristeza.

P+ = Punição positiva.

  1. Assassinatos do metrô

Por conta da agressão que sofreu de alguns garotos, enquanto trabalhava, um de seus companheiros de trabalho lhe oferece uma arma – para que pudesse se proteger. Arthur aceita, mesmo sabendo que não deveria.

Arthur leva a arma para um hospital pediátrico, onde está se apresentando. Acaba sendo demitido, quando a arma cai de sua roupa e fica a mostra de todos.

Voltando para casa, no metro, Arthur fica no mesmo vagão com três rapazes – que importunam uma garota. A mulher sai do vagão, mas Arthur permanece, gargalhando. Fantasiado de palhaço e preso em seu acesso de risos, os três homens o espanca, mas dessa vez, Arthur revida. Atirando, e mantando dois deles dentro do metro. O terceiro consegue fugir, sendo que Arthur o persegue e fuzila seu corpo.

Desesperado, ele foge e se tranca em um banheiro público e então ... dança. Dança como se seu corpo fosse guiado por uma música suave. [pic 4]

A polícia começa a investigar os crimes e testemunhas relatam ter visto um home vestido de palhaço. Thomas Wayne, milionário, candidato a prefeito e de quem sua mãe foi funcionária, lamenta a morte de seus três funcionários e chama a população de baixa renda de palhaços.

Arthur passa a se relacionar com uma de suas vizinhas, Sophie, uma jovem mãe solteira. Que após cometer os crimes, avança em seu relacionamento. Juntos eles vão a um show de stand up, onde Arthur finalmente se apresenta. Nesse passeio, pessoas passaram a usar uma máscara de palhaço como símbolo das manifestações contra o governo e a elite da cidade. Passando a acreditar que o palhaço assassino é um herói para Gothan – e Arthur sorri.

Quadro 02 – Assassinato no metrô

Antecedentes

Respostas

Consequências

Processos

Efeitos

Agressão verbal e física

Sacar a arma

Matar os três agressores

R-

Sensação de satisfação

Assassinato

Fuga

Dançar

R+

Sensação de satisfação/ poder/ virilidade

Encontro com uma garota

Arthur vai em busca de um relacionamento

Encontro amoroso

R+

Sensação de felicidade plena/ satisfação

Noticiário / pessoas usando máscara de palhaço

Arthur acredita ser um herói

Sorrir

R+

Felicidade/ orgulho/

Satisfação/ poder

R+ = Reforço positivo; R-= Reforço negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (264.6 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com