TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME “MEU PÉ ESQUERDO” – RELAÇÕES COM A VISÃO E AUDIÇÃO

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  1.846 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO FILME “MEU PÉ ESQUERDO” – RELAÇÕES COM A VISÃO E AUDIÇÃO

O filme “Meu Pé Esquerdo” (1989) conta a história real de Christy Brown, escritor e artista plástico. Christy nasceu com paralisia cerebral, o que lhe tirou quase todos os movimentos do corpo, tendo mobilidade apenas no seu pé esquerdo. De família muito pobre e com muitos irmãos, ele sofreu com a falta do que é necessário para se levar uma vida razoável. É neste ambiente que é contada a história de Christy.

O filme começa mostrando as habilidades de Christy, já adulto, com seu pé esquerdo, e em seguida aparece sendo conduzido a um evento sobre deficientes cerebrais por uma enfermeira para aguardar sua participação. Ele lhe entrega um exemplar de seu livro, ela o abre e conforme começa a ler é iniciada a narrativa da história de Christy no filme.

O filme mostra Christy criança sendo tratado como deficiente físico e mental, sem condições de se comunicar. A mãe mesmo estando próxima de dar a luz, carrega Christy escadas acima para seu quarto, já passando mal avisa a ele que precisa se ausentar por um curto tempo, mas ao sair do quarto cai nas escadas, ficando desacordada. Nesta cena podemos relacionar com a audição a situação em que escutando o barulho da mãe caindo as escadas, Christy desce se arrastando, vê a mãe caída e mesmo não conseguindo falar ou gritar, com seu pé esquerdo ele bate na porta, consegue fazer barulho e chamar a atenção dos vizinhos para ajudar sua mãe. Nesta parte também foi o processo de audição que vez com que os vizinhos escutassem o barulho.

Em outra cena, sua mãe aparece lhe mostrando o alfabeto em um livrinho para crianças, descrevendo as letras e seu significado, pois era a única que acreditava que sua deficiência era somente física e não mental. Neste momento relacionamos o processo de visão e audição, que possibilitou a Christy aprender e entender o significado das letras.

Como Christy estava sempre junto quando seus irmãos estudavam, através somente da visão e audição, conseguiu certo entendimento nas matérias que estudavam, como a matemática, mas ainda não conseguia provar a família que este entendimento existia.

Em um destes encontros, em uma cena que marca um momento de transição na sua história, Christy surpreende a todos quando pega um giz com seu pé esquerdo e no chão escreve algumas letras, formando a palavra “MÃE”. Desta forma ele passa a se comunicar e conseguiu provar a família que não tinha uma deficiência intelectual.

O filme segue mostrando seu desenvolvimento, com ele começando a pintar quando se apaixona por uma moça do bairro, auxiliando os irmãos com ideias, assim mostrando sua inteligência. Com o correr do tempo Christy começa a balbuciar algumas palavras incompreensíveis.

Mais tarde quando sua mãe consegue comprar sua primeira cadeira de rodas, conhece a Dra. Eileen Cole que comovida com a história de Christy lhe oferece tratamento sem custo. Ele não se adapta ao tratamento por já ser adulto e o abandona, fazendo com que a Dra. siga o tratamento em casa. Passado algum tempo ele tem melhoras significativas na fala e em suas pinturas. Com isso ele recebe uma proposta de expor duas pinturas em uma apresentação pública.

Acaba entrando em depressão após se apaixonar pela Dra. Eileen e descobrir que ela já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com