TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME “O CLUBE DOS CINCO”

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  6.180 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO FILME “O CLUBE DOS CINCO” COM BASE NA TEORIA DE GRUPOS POR KURT LEWIN

São José dos Campos

2015

O Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985) é um filme que conta a história de cinco adolescentes que são punidos ficando confinados na escola um sábado inteiro por causa de mau comportamento. Eles são estudantes da mesma escola, mas nunca foram amigos, apesar de estarem numa mesma turma. Cada personagem frequenta um grupo diferente dentro dessa escola e apesar de se conhecerem tempo o bastante, eles não se conheciam mais profundamente e evitavam contato entre si.

Os 5 personagens são Claire, Brian, John, Andrew e Alisson. Claire é uma jovem deslumbrante, com bastante amigas, notável dentre as meninas do colégio. Tem um futuro auspicioso. Brian é um jovem de boa aparência, atlético, determinado, respeitado por ser lutador pelos alunos da escola, autoconfiante e corajoso, típico garoto popular, também com um futuro brilhante. Já John é o contrário: típico garoto revoltado, que é popular por motivos contrários aos anteriores. Sempre está em brigas e é um infrator das regras da escola. O típico aluno indesejado nas escolas e sem futuro pela frente. Andrew é um rapaz mais sensato, aluno aplicado, o famoso “nerd” da classe. Nunca está em confusões, difícil até perceber sua presença. Impopular, mas por ser focado nas atividades acadêmicas, indica ter um futuro brilhante pela frente. Alisson é o exemplo de menina tímida e antissocial. Sempre quieta, demonstra embotamento afetivo e nunca fala além do necessário. Assim como John, apresenta certa rebeldia, mas de um jeito diferente, por ser calada, tímida e não querer chamar a atenção pra si.

A teoria da dinâmica de grupo proposta por Lewin baseia a análise desse filme. O foco de sua teoria eram os pequenos grupos; família, igreja, escola etc, num contexto onde o grupo e seus integrantes são interdependentes. Nesse filme podemos ver o que o campo, espaço de vida dos adolescentes estava influenciando seus comportamentos por todos estarem com a prevalência escolar, assumindo um alargamento dessa área devido a questões voltadas ao castigo imposto para eles pela escola.

Enquanto estão confinados na biblioteca, os cinco são obrigados pelo professor, que representa o papel de líder autoritário realizando a delegação de atividades e verificação das mesmas, a escreverem uma redação de mil palavras sobre o que pensam uns sobre os outros. Tal atividade proporciona um momento de reflexão aos mesmos, onde a comunicação é estabelecida e o senso de grupo começa a ser estruturado, mediante que se passa existe um objetivo em comum a ser realizado.

 Percebe-se que os jovens possuem grupos sociais distintos cada um representando um papel em tal grupo no qual está inserido, assim Brian (o jovem lutador) e Claire (a menina popular), fazem parte de grupos identificados como minorias privilegiadas, mediante que podem ser reduzidos em seu número de integrantes, porém exercem grande poder de influência e coerção sobre os demais grupos. Já John (o rebelde), Andrew (o estudioso) e Alisson (a tímida) compõem os grupos caracterizados como minorias psicológicas, ao passo que são os indivíduos segregados e que estão sob a influência das minorias privilegiadas.

Os cinco jovens apresentavam personalidade totalmente divergentes, algo que pode ser interpretado como sinônimo de desavenças e enfraquecimento de um grupo, porém Kurt Lewin pontua que um grupo é constituído de uma unidade social apresentando características próprias, tais características não são a soma das características de cada elemento do grupo, mas sim a formação de uma Gestalt, sendo a interdependência de seus membros que constitui o grupo e não a semelhanças entre esses.

O contato inicial entre os adolescentes é posto a partir de uma demanda inicial que seria a falta de disciplina apresentada por todos, porém a convivência proporcionada pela punição recebida possibilita que aja uma maior identificação entre os mesmos durante a trama, mediante que é constato que problemas na dinâmica familiar dos jovens exerce grande influência e ganha papel de destaque no campo de espaço de vida de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com