TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Pinóquio às Avessas, analisando as abordagens: tradicional, comportamental e humanista

Por:   •  7/11/2017  •  Dissertação  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Leitura do Livro Pinóquio às Avessas, analisando as abordagens: tradicional, comportamental e humanista.

Professora: Tatiane Arten

Grupo:                                                                                                                     RA

Gabriel França                                                                                                 D50GAB-8

Janaina Coelho Leal                                                                                        N216CG4

Letícia Santos Soares                                                                                      D1974B7

Luciane Frederico Trovisco Lopes                                                                   D48FGB-4

Maeli Fernandes                                                                                               D508040

Márcia Morales                                                                                                 D429493

Após a leitura do livro, o grupo se reuniu e entendeu se tratar da história de um menino chamado Felipe, apaixonado por pássaros, sua alma era cheia de pássaros, tinha pensamentos livres e gostaria de voar como eles, mas mesmo com essa liberdade de pensamentos, quando começou a frequentar a escola, tinha um comportamento mais introspectivo, não tinha a leveza dos pássaros.

Nota-se que ele não tinha espaço para seus pensamentos, muito comum nas crianças, exercitarem sua imaginação e criatividade. Era muito curioso, não podemos deixar de citar uma linda passagem do autor:

Curiosidade aparece quando os olhos começam a fazer perguntas”

E como os olhos de crianças brilham, não é verdade?

Felipe tinha em seus pensamentos, que a escola seria um lugar maravilhoso, que iria se surpreender com respostas para suas inúmeras perguntas, que iria conhecer o mundo.

Mas, infelizmente, não foi bem assim que tudo aconteceu para ele, percebeu que suas perguntas e curiosidades não seriam assim respondidas à medida que surgiam, percebeu que era um lugar com regras, disciplina e tinha que seguir um modelo já padronizado, que não ia aprender o que queria, mais ia aprender o que deveria para tirar notas e passar de ano.

Que pena, Felipe percebeu que não haveria espaço para voar. Seus pensamentos e suas perguntas, muitas iam ficar sem resposta e que teria que aprender apenas o que era descrito pela escola, que tudo deveria ser seguido de acordo com o que era imposto.

Mais uma vez, citaremos uma passagem do autor, muito importante:

“A escola é a campainha que faz mudar o canal do pensamento”

Que decepção!!! As crianças deveriam ser ensinadas a pensar todas iguais, e o pior, às vezes aprender coisas que nem interessavam a elas, talvez nunca usariam em suas vidas. Como a professora disse: “conforme o que as pessoas inteligentes do governo ditam”. Porque tinha um cronograma a ser seguido:

Tirar boas notas, passar de ano, tirar boas notas, passar de ano de novo sucessivamente até chegar no vestibular, passar na faculdade, escolher uma profissão, ser bem sucedido, ter sua família, seus filhos e depois ensinar o mesmo caminho para eles.

Percebeu que não poderia ser cuidador de pássaros, pois essa não era uma carreira, como seus pais desejavam. Seu sonho, acabou ali...

Na verdade, seu sonho acabou, quando numa aula de história, não estava atento na aula, o professor levou para a psicóloga que diagnosticou distúrbio de atenção, os pais de Felipe ficaram muito tristes, e para não decepcionar seus pais, matou seus sonhos e seguiu o padrão sonhado por eles.

Assim, Felipe passou a se concentrar nas aulas, passou a ser o melhor aluno, teve uma linda história acadêmica, passou no vestibular em primeiro lugar, conseguiu se formar, tem uma ótima profissão e trabalho.

Porém, não se sente feliz, pois seus sonhos, suas vontades, não são o que a escola determina. Tristemente se tornou um adulto frustrado que vai a terapia tentar descobrir a raiz de sua infelicidade.

Que conclusão será que o autor gostaria que tirássemos de sua história?

Entendemos que, a história de Felipe, vem nos trazer uma reflexão de que as crianças nas escolas viram meros receptores, bonecos de madeira, ao contrário da verdadeira história de Pinóquio que era um boneco de madeira e conseguiu se transformar num menino de verdade ao entender a importância da escola.

Por isso, o tão inteligente título “Pinóquio às Avessas”.

O leitura deste livro, trouxe como objetivo abordar as três teorias de modelos pedagógicos e cada uma delas com metodologias de ensino diferentes: A Tradicional, a Comportamental e a Humanista.

Dividimos então assim a reflexão da história lida a partir das três abordagens:

Abordagem Tradicional

Felipe percebeu que suas perguntas não seriam respondidas como ele gostaria. Sua idéia de escola foi por água abaixo, a própria professora deixa isso muito claro quando diz:

“A escola não é para aprender aquilo que quer. A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo”.

Essa abordagem é totalmente tradicional, onde o conhecimento fornecido é através do conhecimento do professor, ou seja, o que aluno aprende é basicamente uma transferência de conhecimento do professor para o aluno, o conhecimento que ele irá adquirir, não está ligado ao seu interesse por aquele determinado assunto, terá que aprender o que foi determinado, mesmo que aprender não signifique compreender. A relação com o professor é muito formal, é visível a postura hierárquica.

Essa abordagem se identifica por ter padrões muito rígidos, onde o diálogo e as discussões não são abertas, assim sendo, a atitude do aluno é passiva.

Na leitura, tem alguns trechos onde fica clara essa abordagem, citaremos um exemplo:

Felipe tinha que fazer uma pergunta para a professora, logo falou sobre seu tema preferido: pássaros.

“Ao vir para a escola, vi um pássaro azul que come mamão. Mas não sei o nome dele. A senhora que ensina nomes, poderia me dizer qual é o nome dele?

A professora responde:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com