TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÕES DO LIVRO AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA

Por:   •  6/11/2016  •  Dissertação  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 9

PINOQUIO ÀS AVESSAS – RUBEM ALVES

COMPARAÇÕES DO LIVRO AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA.

SOROCABA

2016

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo comparar o livro “Pinóquio às avessas” escrito por Rubem Alves a Abordagem Tradicional de Snyders e Herbart, Abordagem Comportamental de Skinner, e Abordagem Humanista de Rogerns e Neill estudadas durante o 1º bimestre na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem.

RESUMO DO LIVRO

        

O livro conta a estória de um menino chamado Felipe que adorava ouvir histórias contadas por seu pai antes de dormir.

        Felipe era curioso e tinha paixão por pássaros, dedicava sua vida a descobrir os nomes, a alimentação e todo tipo de curiosidade sobre as aves.         Os pais de Felipe sonhavam com um futuro promissor para o filho, mesmo que esses sonhos nunca fossem do conhecimento do menino.

        Felipe não pensava no futuro, ele gostava do presente que era onde as coisas aconteciam pra ele.

        O pai lhe explicava que o momento de ir para a escola estava chegando e que iria aprender diversas coisas lá, fazendo o acreditar que na escola seria o lugar onde aprenderia tudo aquilo qual ele tinha curiosidade sobre a vida, inclusive sobre a vida dos pássaros.

        Quando chegou o grande dia Felipe se reuniu com os novos colegas para brincar, até que foram interrompidos por um barulho alto, o sinal; então todos pararam e formaram uma fila, Felipe os seguiu, mesmo sem entender nada. Todos foram conduzidos para o corredor muito grande com diversas portas, as salas de aula.

        Felipe estava animado, enfim seria o momento em que todas as suas duvidas seriam esclarecidas, porém a cada tentativa de pergunta era lhe respondido que tais dúvidas não faziam parte do programa de estudos o qual teriam que seguir. Ele sempre se questionava sobre esse tal programa, afinal quem criara não saberia das coisas que ele tinha vontade de aprender.

        Com o tempo na escola, ele foi entendendo que lá não era o lugar para aprender o que ele achava necessário, não era parte do planejamento saber o nome dos pássaros, principalmente o do pássaro azul que gostava de comer mamão.

        A escola era para aprender o que os “homens inteligentes” que se quer o conheciam achavam que ele deveria aprender. Então Felipe foi se tornando um boneco, ia e voltava para a escola com todas as dúvidas em sua cabeça e nenhum esclarecimento.

        O tempo passou e Felipe se tornou um excelente aluno, seus pais ficaram muito felizes, foi o primeiro colocado no vestibular.

        Felipe entrou para o mercado de trabalho e se tornou especialista em frangos de corte.

        Com tudo, Felipe não se sentia uma pessoa feliz, afinal ainda não havia descoberto o nome do passado azul que comia mamão, duvida essa que passou a vida inteira em sua cabeça.

        Até que um dia, em uma bela noite de sono sonhou com uma fada e no momento em que ela o tocou a cabeça com sua varinha o nome do pássaro azul apareceu como em um passe de mágica.

        Nesse momento, Felipe era só felicidade.

ABORDAGEM TRADICIONAL

A Abordagem Tradicional é caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhe são fornecidas por autoridades superiores. Na concepção tradicional o adulto é considerado um homem acabado ‘’pronto’’ e o aluno um ‘’adulto em miniatura’’, que precisa ser atualizado.

Nessa abordagem o homem é considerado um receptor passivo de informações que lhe são fornecidas não sendo permitido se expressar. O homem na abordagem tradicional é considerado uma tabula rasa, na qual são impressas , progressivamente imagens e informações fornecidas pelo ambiente.

A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, igreja. O mundo nesta abordagem é considerado externo ao aluno que irá se apossar gradativamente de uma compreensão a medida que se depara com modelo.

Para entendermos melhor podemos aplicar a expressão educação bancária, que foi proposta por Paulo Freire(1975), que nada mais é do que ‘’depositar’’ no aluno conhecimentos, informações, dados.

A inteligência é uma área capaz de acumular e armazenar informações, a partir disso conseguimos evidenciar o carácter cumulativo adquirido pelo aluno por meio de transmissão, além disso não podemos esquecer que existe uma preocupação com o passado que é tido como modelo a ser imitado como lição para o futuro.

A educação nessa abordagem é caracterizada como um ‘’produto’’ já pronto sendo que os modelos a serem alcançados são pré-estabelecidos, trata-se da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente.

Na abordagem tradicional somente o professor tem o papel de ensinar , o aluno é só um receptor de informações. O papel do professor é basicamente o de transmitir os conteúdos que são pré-definidos e constituem o próprio fim da existência escolar. Ao aluno é ensinado a repetição automática dos dados que a escola forneceu ou a exploração intelectual dos mesmos, com base nisso podemos dizer que o professor é o agente e o aluno apenas o ouvinte.

A metodologia baseia-se que o professor já traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se apenas à escutá-lo , a didática tradicional quase que poderia ser resumida em ‘’dar a lição’’ e ‘’tomar a lição.

A avaliação é realizada geralmente através de chamadas, exames, provas orais, exercícios, visando a exatidão da reprodução do conteúdo dado.

        ABORDAGEM HUMANISTA

 Nesta abordagem a ênfase é dada no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano.

Temos como representante da abordagem humanista, Carl Rogers e Neill, essa é uma abordagem que valoriza o ser humano, de linha inatista, que diz que o sujeito é um ser ativo que nasce com possibilidades. O ensino é centrado no aluno, é ele que determina todas as questões de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com