TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE INSTITUCIONAL: LAPASSADE

Por:   •  29/8/2017  •  Resenha  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  9.634 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE INSTITUCIONAL: LAPASSADE

        Há uma dimensão oculta, não analisada e, portanto, determinante” a dimensão institucional. A análise institucional é o método que “visa a revelar nos grupos, esse nível oculto de sua vida e de seu funcionamento.

O sentido das organizações e dos grupos é sempre externo a eles; está na história, no modo de produção e na formação social em que esta organização é constituída.

[Lapassade: Chaves da sociologia]

Georges Lapassade, com suas contribuições, avança mais em direção à formatação do estudo psicológico das instituições: Análise institucional é como ele próprio virá denominar sua proposta de compreensão e intervenção nos grupos e organizações.

        Tendo uma perspectiva marcadamente sociológica e política diante das questões e do trabalho institucional, suas origens conceituais se localizam na psicossociologia ou da psicologia dos grupos. Pode-se, pois, considerar a abordagem de Lapassade uma alternativa à alternativa à visão psicanalítica proposta por Bleger.

        A análise institucional seria, então, uma “maneira singular de entender o que são as relações instituídas”, e inclui também uma forma de atuar sobre essas relações, uma forma de agir sobre elas. A Análise Institucional de Lapassade é uma maneira de entender e decodificar (decifrar) as relações que indivíduos e grupos estabelecem com as instituições.

A Análise Institucional tem suas bases teórico-conceituais no encontro de diversas  disciplinas, principalmente a Psicologia Social, a Sociologia e a Pedagogia, dando especial importância às perspectivas marxista e psicanalítica.

Sua origem concreta vem da

  1. prática de uma pedagogia institucional que, opondo-se a uma pedagogia analisada como autoritária, almejou construir uma nova relação o educador-educando (novas relações nas instituições de ensino).
  2. práticas da psicoterapia institucional, como ação e prática sobre as instâncias institucionais impeditivas da cura a que as próprias instituições se propunham.
  3. psicossociologia, que é o estudo e o trabalho com pequenos grupos.

A Análise Institucional tem uma posição constante e definitiva de crítica às instituições, não no sentido de suspeitar de sua eficácia ou funcionamento, já que, segundo Lapassade, as instituições sempre cumprem sua função social, já que todo e qualquer instituição terá e cumprirá uma função social, até mesmo quando parecem disfuncionais (dito de outra forma, o que parece “disfunção” é, de certa forma, a própria “intenção” da instituição),

Desta forma, Análise Institucional designa:

  1. uma determinada concepção teórica que seja a instituição, subsidiando sua análise e entendimento e,
  2. uma forma de intervenção transformadora nessas mesmas instituições, por meio da provocação e da revelação de seus aspectos estruturais e estruturantes.

Lapassade lança assim as bases do pensamento e da prática da Análise Institucional, articulando:

  1. o nível da intervenção (análise em situação) e
  2. o nível da teorização e estudo.

      Nas palavras de Guirado, “uma forma de análise política da realidade social e institucional” (p. 27)

Segundo Lapassade, a forma mais efetiva de intervenção da Análise Institucional se dá pela implantação da autogestão, e é aí que se configura o campo propriamente político e transformador da Análise Institucional.

Para  Análise Institucional a realidade social se dá em três níveis:

  1. grupo, que é base da vida cotidiana. As regras de funcionamento e operação do grupo são as marcas da instituição, e seu objetivo é a ordem e o controle. Como estamos submersos e submetidos aos grupos em que vivemos cotidianamente, vivemos, também cotidianamente, de forma submersa, o instituído (a instituição) Há sempre, portanto, a mediação da instituição no grupo.
  2. organização, suas normas e regulamentos são estabelecidos com  forma jurídica, fazendo a ligação entre a sociedade civil e o estado. Aqui Lapassade localiza a burocracia (estrutura que é a ocasião, causa e conseqüência de relações autoritárias). Na burocracia, certos grupos detêm o poder e a força para estabelecerem e imporem as normas, enquanto outros grupos ficam excluídos da elaboração e aplicação dos regulamentos, critérios e das normas de comportamento, avaliação (julgamento), produção e aprendizagem.
  3. Estado (o conjunto de leis que regem os comportamentos e as relações sociais) é a instituição propriamente dita.

Na linguagem do senso comum, o termo instituição remete mais à concepção aqui nomeada de organização (o nível organizacional da instituição), isto é, com o estabelecimento, as instalações, o localizável espacial e/ou juridicamente. No entanto, para Lapassade, “o termo instituição não designa as formas materiais do prédio, ou a distribuição hierárquica mais imediata de uma empresa, escola ou hospital”; é algo como “o inconsciente de Freud (não localizável), onipresente, até mesmo nas ações aparentemente menos significativas” (Guirado, p. 29)

Instituição, para Lapassade, é:

  • o conjunto do que está instituído, e sua jurisdição estende-se a toda e qualquer relação, transpassando-as e dando a dimensão política inerente e constituinte de cada uma dessas relações (individuais, grupais e organizacionais);
  • a forma geral das relações sociais”, o padrão, é o que perpassa e configura (sobredetermina) as relações sociais (da pedagógica à de trabalho). Assim, a instituição estará sempre presente nas formas organizacionais e grupais de relação.

Por isso, Lapassade usa esses três termos para distinguir os três níveis da realidade social: grupo, organizações e instituição. Às vezes, se refere a eles como: primeiro, segundo e terceiro níveis institucionais ou organizacionais.

A idéia de instituição inclui duas dimensões:

  1. Instituído: designa aquilo que já está estabelecido, fixado e cristalizado nas relações (dimensão histórica)

Instituinte: designa o movimento de criação e invenção de novas formas (padrões) de relação (dimensão transformadora)

Usualmente, o termo “instituição” remete à idéia de “aquilo que está  instituído”, porém, para Lapassade, o instituinte é também parte da instituição e é ele, o instituinte; a garantia da possibilidade de mudança. Na linha do tempo, o instituinte termina por ser o instituído (talvez isto mesmo seja o processo de institucionalização), mas o instituinte sempre permanece de alguma forma, “ainda que sob controle, na condição de retornar como o reprimido, numa analogia a Freud”. Instituição é a “maneira mesma como a realidade social se organiza, sobredeterrminada como está pela mediação do Estado”. (Guirado, p. 31)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (754.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com