TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE O FILME TEMPOS DE PAZ, ASSOCIANDO A TEORIA DO WINNICOTT

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Ana Cristina da Silva

Frederico Borges dos Santos

Jordana Alves Dos Santos

Maicon Douglas Severo Garcia

 ANÁLISE SOBRE O FILME TEMPOS DE PAZ, ASSOCIANDO A TEÓRIA DO WINNICOTT

GOIÂNIA,2018

  O filme tempos de paz mostra a história sobre imigrações de outros países para o Brasil, vindo pessoas de todos os lugares. Segismundo é o chefe da Alfândega dessa imigração. Sendo que ao longo do filme podemos ver o seu envolvimento com um polonês chamado Clausewitz, que é um ator de peças de teatro, que está tendo morar no Brasil. Faremos uma análise do filme relacionando com a teoria de Winnicott.

Segismundo demonstra estar no processo  da dependência absoluta, onde o ser não é integrado, dependendo do outro para existir, com uma dependência absoluta. Podemos ver nas cenas onde ele recebe ordens de seu padrinho a todo o momento, inclusive aceita uma ordem de quebrar os dedos de um médico que está preso, sendo que este mesmo médico salvou a vida de sua irmã no passado, mas mesmo assim ele atendeu a ordem, e a cumpriu.

Clausewitz [pic 2]é um polonês, que está tentando migrar para o Brasil. Ele demonstra estar no processo de amadurecimento da independência relativa que se diz ao fato do personagem não depender mais do seu país de origem , pois ele vivenciou momentos difíceis de guerra, presenciando a morte de sua esposa, amigos e de um professor que ensinou a ele o idioma português. Essas pessoas foram importantes no percurso da vida dele, mas mesmo assim ele não se deixou abalar e está buscando uma vida melhor, deixando tudo para trás para se agarrar em novas oportunidades. Nesse processo o sujeito se torna independente, já é um ser criativo, e já toma suas próprias decisões.

Em uma cena  onde os dois conversam,  Segismundo não admite que Clausewitz pense que seja melhor que ele, nesta parte Segismundo demonstra pensamentos de onipotência, ideia de poder, achando que tudo é criado por si.

 Podemos dizer que a Clarissa  irmã de Segismundo faz o papel de mãe que faz no filme e que de acordo com a teoria do Winnicott é aquela mãe que se preocupa demais, querendo sempre ser boa em excesso, tentando ser algo que não é. No filme ela vai muito atrás do irmão, buscando sempre saber o que está acontecendo, por que ele não foi para casa, indo no seu trabalho, sendo que estes cuidados e preocupações

 acabam sendo em excesso, e Segismundo não consegue dar atenção total a ela, e nem olhar em seus olhos, pois ele sente remorso pelo o que ele fez com o médico.

 Clausewitz é um ser criativo, ele está buscando espaço no Brasil, possui a profissão de ator no país onde morava , podemos dizer que esse personagem se encontrava na integração e que tinha a capacidade de existir como um ser de desejo. Em uma parte do filme no processo de entrevista podemos observar que ele se encontra na realidade subjetivamente concebida e tem a ilusão de que o português era uma língua falada por passarinhos de tão doce e alegre e que no Brasil não se tinha violência, partindo desse momento do filme o personagem entra na realidade objetivamente percebida de que tudo que ele imaginava a princípio era apenas o desejo de que a vida seria melhor vivendo em condições melhores e diferentes, mas que praticamente ele iria viver quase as mesas situações um pouco diferente da realidade  da qual ele estava cheio das lembranças do seu país de origem. Consegue mostrar em sua atuação seu talento, criando um mundo sem guerras por meio de suas peças de teatro, mostrando para todos da Alfândega a emoção, conseguindo fazer o chefe Segismundo chorar, para Winnicott a criatividade é a capacidade de todos os indivíduos,  na qual este ser criativo consegue perceber o mundo, consegue ser alguém no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (108.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com