TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA UMA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL MAIS EFETIVA DENTRO DO CONTEXTO HOSPITALAR

Por:   •  9/11/2022  •  Artigo  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 12

 

CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA UMA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL MAIS EFETIVA DENTRO DO CONTEXTO HOSPITALAR

Danielle Cristina Frazão Pereira¹

Maria Emília Miranda Álvares²

RESUMO

O presente artigo é resultado de pesquisas e estudos a respeito da avaliação psicológica dentro do contexto hospitalar, analisando de que forma sua aplicação contribui para uma intervenção multiprofissional mais efetiva. Em seu conceito geral, a Avaliação Psicológica é um procedimento em que se avaliam diversos processos psicológicos que compõem o indivíduo, através do levantamento de informações a respeito desse paciente com o propósito de auxiliar na tomada de decisão. Sendo assim, no contexto da saúde, tem se mostrado uma área fundamental no auxílio da compreensão dos multifatores do adoecimento. Porém, um dos maiores desafios que ainda se encontra nesse campo é a superação do modelo biomédico centrado na doença. Nesse sentido, a avaliação psicológica se insere nesse contexto como uma análise mais concreta do paciente e de suas particularidades, servindo como suporte essencial para um tratamento multiprofissional mais efetivo.

Palavras-chave: Avaliação Psicológica, contexto hospitalar, intervenção multiprofissional, multifatores do adoecimento.

1        INTRODUÇÃO

Partindo-se do pressuposto de que a avaliação psicológica se classifica como um processo flexível e complexo, englobando aspectos estruturados e não estruturados, esta, portanto, exige qualificação profissional, uma vez que envolve a utilização de vários procedimentos como entrevistas, observações e testagens, bem como outras fontes além do examinado, como os familiares.

Nesse sentido, pode-se ressaltar a importância de o serviço de saúde ser amparado por uma equipe multidisciplinar. Portanto, ao considerar o ser humano além de seu corpo físico, torna-se imprescindível a presença de múltiplos profissionais que atendam o paciente de forma integral, contribuindo para um atendimento mais efetivo.

Desse modo, o contexto hospitalar se configura como um dos espaços de aplicação da avaliação psicológica, visto que se torna uma ferramenta essencial na apropriação de decisões a respeito do diagnóstico diferencial, tipo de tratamento e prognóstico necessários, possibilitando uma intervenção clínico-assistencial mais eficiente. Pode ser utilizada para realização de cirurgia bariátrica, cirurgia de laqueadura e vasectomia, cirurgia de redesignação de sexo, além de outras situações que envolvem as instituições hospitalares.

Para alcance destas respostas compreende-se como objetivo geral a relevância da avaliação psicológica dentro do contexto hospitalar e como esta pode contribuir para uma intervenção multiprofissional mais efetiva; e por objetivos específicos a observação de como essa ferramenta pode contribuir para uma prática hospitalar mais humanizada, avaliando de que modo o psicólogo pode favorecer uma boa comunicação entre os profissionais de diversas áreas durante o processo de intervenção através de dados coletados na avaliação psicológica, respeitando os princípios éticos da profissão.

O presente artigo utilizará como método de abordagem o método dedutivo, trabalhando em cima de estudos previamente definidos a fim de construir uma conclusão coerente que analise a aplicabilidade da Avaliação Psicológica no contexto hospitalar. A pesquisa para comprovar os objetivos e evitar falseamento será de cunho bibliográfico, ou seja, com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo e em matérias complementares como livros, artigos científicos, trabalhos acadêmicos.

Por fim, acredita-se que por meio desta pesquisa é possível compreender a importância da avaliação psicológica para o processo de integração da equipe, contribuindo para a comunicação mais efetiva desta e permitindo ao profissional da psicologia o trabalho direto com o paciente, provendo meios de diminuir o sofrimento que a doença e o fato de se estar hospitalizado podem causar nele.

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo a Resolução do CFP nº 007/2003, a avaliação psicológica deve ser compreendida como um processo, que não se limita a um único instrumental ou apenas à testagem, mas integra diferentes momentos que vão desde a observação, anamnese, aplicação e análise dos instrumentos. Esta, faz parte das estratégias utilizadas pelo psicólogo para realizar tarefas avaliativas, e deve ser entendida como um processo dinâmico que deve levar em consideração aspectos históricos e sociais do indivíduo, bem como os seus efeitos no psiquismo. (LINS; BORSA,2017)

Seguindo o contexto atual, sabe-se que não se pode resumir a saúde à ausência de doenças e ao bem-estar físico, mas sim entendê-la como um estado multidimensional que envolve três domínios: físico, psicológico e social. A saúde física envolve não só um corpo livre de doenças, mas também hábitos relacionados ao comportamento e ao estilo de vida. Por saúde social pode-se exemplificar boas habilidades interpessoais, relacionamentos com amigos e familiares, bem como atividades socioculturais. (CAPITÃO ET AL, 2005)

Caracterizada como função privativa do psicólogo, segundo a Resolução do CFP nº 009/2018, oferece subsídios para fundamentar as considerações do psicólogo diante dos demais membros da equipe multiprofissional, favorecendo assim uma maior comunicação entre os profissionais de diferentes áreas de formação. (CFP, 2007)

Diante disso, a saúde psicológica possui um grande impacto nas demais dimensões do sujeito, uma vez que o equilíbrio desses domínios contribui para uma consciência de bem-estar e estabilidade integral do indivíduo. Dessa forma, a psicologia da saúde tem como campo de pesquisa e de intervenção a interface desses três domínios, objetivando o estado completo de bem-estar físico, mental e social. (BAPTISTA ET AL, 2018)

2.1 Relevância da Avaliação Psicológica dentro do contexto hospitalar.

O propósito da psicologia hospitalar é o acolhimento aos pacientes e seus familiares, em sofrimento psíquico resultante de patologias, internações e tratamentos, contemplando ações de assistência, ensino e pesquisa e configurando-se como mais um espaço no qual a psicologia pode oferecer escuta e compreensão. Nesse sentido, o psicólogo baseia sua atuação no “alívio” dos aspectos físicos e emocionais do paciente e de sua família, inserindo-se como colaborador da comunicação e da expressão humana por meio da linguagem. (BAPTISTA; DIAS; BAPTISTA, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com