TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MODALIDADES PSICODINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS

Por:   •  27/9/2019  •  Dissertação  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 11

1

Camilla Kawani Melo dos Santos

RESUMO B2 - MODALIDADES PSICODINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS

[pic 1]

♥♥ WINNICOTT ♥♥

Para ele o inicio não é profundo, é preciso tempo para o desenvolvimento fisiológico, neurológico e, para poder desenvolver o ego e criar relações com o objeto. Para ele estudar o bebê implica em estudar a mãe.

DIFERENÇA ENTRE MELANIE E WINNICOTT: Melanie estava nos processos internos e, dizia que o bebê se identificava com a mãe. Já para Winnicott o essencial no início é o ambiente e, dizia que a mãe que deveria identificar-se com o bebê.

AMBIENTE = Mãe

O SER HUMANO TEM UMA TENDÊNCIA DE SE TORNAR ELE MESMO, BASTA QUE O

AMBIENTE FAVOREÇA!

DEPENDÊNCIA ABSOLUTA

Antes dos seis meses, acontece algo importante, a chave para compreender a psicose. Não existe relação com o objeto, além das necessidades físicas, é necessário que o bebê tenha relações com os outros seres humanos, para garantir o desenvolvimento emocional, vida psíquica, e para que o seu potencial possa se desenvolver.

O BEBÊ NÃO SABE SE ESTÁ SENDO BEM CUIDADO, NÃO EXISTEM DESEJOS PARA SEREM FRUSTRADOS, MAS SIM NECESSIDADES PARA SEREM SATISFEITAS, POIS ELE NÃO TEM CONSCIÊNCIA DOS CUIDADOS QUE A MÃE EXECUTA, SENDO ISTO A DEPENDÊNCIA

ABSOLUTA.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL PRIMITIVO

Inicia-se a partir dos 5/6 meses, onde percebemos que passa ocorrer algumas mudanças nos bebês, por exemplo, no seu brincar demonstra que já compreendeu que existe o interno e o

2

Camilla Kawani Melo dos Santos

externo, como comer e evacuar (Coco e xixi). Também percebe isso na mãe, o interno da mãe já é percebido como bom, mal, rico ou pobre, se é caótica ou organizada, ou seja, o estado emocional da mãe é percebido.

DEPENDÊNCIA RELATIVA :Passa a ter consciência dos cuidados.

RUMO A INDEPENDÊNCIA

Por volta dos 2/3 anos, passa a rejeitar alguns cuidados. Para Winnicott não existe total independência, mas somente o rumo a ela, a criança passa a fazer algumas coisas sozinha.

DESENVOLVIMENTO INICIAL: Baseia-se em três processos internos, que ocorrem ao mesmo tempo, sem haver uma ondem, são eles:

  • Integração: O bebê tem a tendência de crescer, se desenvolver e torna-se si mesmo, o bebê passa a existir quando passa a possuir o ego, o ego não nasce integrado, mas sim não-integrado. Para o ego se desenvolver, o ambiente tem que dar suporte ao seu bebê, para ele se desenvolver rumo a integração.

  • Personalização: O bebê oscila entre estar conectado ao seu corpo, e não estar conectado, quando o bebê reconhece por exemplo sua mãe como parte do seu próprio corpo, é porque ainda não existe personalização. A personalização é algo que vai se formulando, a mãe pode auxiliar, facilitar esse conhecimento, utilizando com manejo o toque, assim vai dando ao bebê uma noção do seu corpo. WINNICOTT traduz como uma membrana, que gradativamente vai percebendo o eu, o dentro e o fora, para configurar algo psíquico.
  • Realização (Início das relações objetais): A mãe vai funcionar como a apresentação do objeto, apresentar o mundo para o bebê, de acordo com o que ele é capaz de compreender, pois por não ter o ego desenvolvido não tem capacidade de dar conta da realidade, sendo assim,
  • tarefa da mãe protege-lo como se fosse um escudo, para defende-lo do que ele não consegue se defender. A mãe deve ser capaz de adivinhar o que o bebê necessita naquele momento, isso seria um exemplo de apresentação, assim o bebê acha que ele criou o mundo, então passa a descobrir as coisas de forma gradativa.

NÃO EXISTE BEBÊ SEM MÃE, A MÃE PRECISA SE DOAR E FAZER PARA O BEBÊ, O

QUE ELE AINDA NÃO É CAPAZ DE FAZER.

  • Para Winnicott as doenças mentais, são falhas no ambiente. Se ocorre uma falha, os processos não se concretizam. ○○

3

Camilla Kawani Melo dos Santos

AS PROVISÕES AMBIENTAIS

1-        A FUNÇÃO DE MÃE E A BIOLOGIA

MÃE NATURAL= Mãe biológica.

A mãe de um bebê pode ser qualquer pessoa, deste que tenha preocupação materna, porém, para as mães naturais é mais fácil, pois o seu corpo a auxilia nesta tarefa, a amamentação, a gestação, a mãe natural está na frente das outras, por isso elas tem mais vantagens. É possível que o homem consiga chegar a preocupação materna, mas neste caso ele terá complicações em exercer a função de pai.

2-        ACUMULO DE EXPERIÊNCIAS NA MÃE E NOS PAIS

Exemplo: Se uma menina nasce e tem os devidos cuidados, sendo criada de maneira satisfatória, ela tem isso em sua fantasia, brincando incorpora aspectos culturais da maternidade.

3-        PREOCUPAÇÃO MATERNA PRIMARIAS

Começa a algumas semanas da gestação e semanas após o nascimento, começa a experimentar algumas alterações para se preparar para o que ainda virá, e ainda precisa se preocupar com a perda do bebê, como se fosse um estado psicótico. No final da gestação a mãe já é capaz de identificar o ritmo do bebê, já teria previsões de como seria esse bebê e seus comportamentos. O bebê se torna a preocupação principal para a mãe, os médicos sabem tudo sobre o organismo, mas as mães sabem o que sentem os bebês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (158.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com