TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DE PIAGET

Por:   •  10/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

AS TEORIAS DE PIAGET

Piaget divide o desenvolvimento do pensamento lógico em quarto estágios, nomeados como: sensório- motor, pré-operatório, operatório completo e operatório formal. Faremos referência apenas ao estágio pré-operatório que se inicia por volta dos dois anos e encerra-se por volta dos seis anos.

O estágio pré-operacional é um período importante para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e motor da criança. Marcado pelo desenvolvimento da linguagem e caracterizado pela percepção de mundo levada as aparências imediatas.

2.1 O Desenvolvimento Cognitivo

Ao observar uma criança de um ano brincando percebe-se que o seu brincar é dominado por explorações sensoriais de objetos, parecendo motivado a tocar e manipular tudo em seu redor. Aos dois anos essa mesma criança terá acrescentado uma nova dimensão no seu sensório-motor, é a idéia de que os objetos têm nomes. Em alguns anos mais tarde, em torno dos quatro anos, há uma forma mais sofisticada de brincar, usando o faz de conta. Essas alterações no comportamento lúdico estão subordinadas por mudanças no domínio cognitivo. Entre dois e seis anos a criança deixa de ser totalmente dependente, se tornando um ser consideravelmente competente, social, comunicativo e capaz assim de ir à escola.

Em virtude das mudanças no pensamento das crianças nessa época sua maneira de brincar é mudada, começando a aprender a atingir objetivos. E quando chegam aos cinco ou seis anos, logo no fim desse estágio, elas são proficientes na manipulação de símbolos e fazem julgamento sobre pensamentos, comportamentos e sentimentos dos outros.

Na segunda infância as crianças desenvolvem a inteligência simbólica, capaz de utilizar representações mentais e compreender conceitos, tais como palavras, números, imagens e atribuir significados. Há também o enriquecimento da linguagem, podendo produzir frases de quatro palavras e compreender parte do que ouve. Seu discurso é compreensível aos adultos. O uso da linguagem egocêntrica torna-se presente. É a fase da curiosidade, da investigação, das perguntas frequentes usando o “Por quê?”. Desenvolvem consciência de si, descrevem-se de forma simples, sabendo seu nome, idade, sexo. Melhora a atenção, velocidade, eficiência de processar informações e começam a ter memórias de longa duração. Tendem a acreditar que objetos inanimados possuem vida. (BEE; BOYD, 2011, p. 235)

2.1.1 Função Semiótica

No estágio final do estágio sensório-motor, segundo Piaget, as crianças adquirem a função semiótica, que é a compreensão de que um objeto ou comportamento pode representar outro. Essa função é o primeiro passo para o estágio seguinte que é o pré-operatório. (BEE; BOYD, 2011, p. 236)

Juntamente com os esquemas operativos, os esquemas operativos crescem vagarosamente pela maturação cerebral, experiências sobre o mundo e informações de outras pessoas.

2.1.2 Esquemas Figurativos

Segundo Piaget, a função semiótica permite que a criança adquira esquemas figurativos. Esquemas figurativos são representações mentais das propriedades básicas dos objetos no mundo. Esse esquema permite que a criança compreenda e aja sobre o mundo de um modo mais sofisticado. (FLAVELL, 1963, apud BEE; BOYD, 2011)

2.1.3 Esquemas Operativos

Elas também precisam desenvolver esquemas operativos, termo que Piaget deu para a capacidade da criança de compreender as conexões lógicas entre objetos no mundo. Essa capacidade é de que podem ocorrer mudanças com algum problema e, mesmo assim a criança vai entendê-lo de maneira lógica. Elas constroem esses esquemas através da observação e principalmente através da fala.

Uma criança pode ter o grau necessário para esse desenvolvimento, porém o esquema pode estar incompleto até que os outros fatores estejam presentes. (BEE; BOYD, 2011, p. 237)

2.1.4 Egocentrismo

Uma das diversas dificuldades que surgem da ausência de esquemas operativos completos nas crianças pequenas é que elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com