TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

Por:   •  31/5/2013  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

PROJETO “ VAI E VEM ”

ESTAGIÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOPAR

MEIRILENE MARIA DOS SANTOS COSTA

1-Identificação da instituição: Escola Estadual Idalina Adelaide dos Santos

2. Carga horária: 16 horas

3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:

O projeto será aberto pela estagiária Meirilene Maria dos Santos Costa e executado pela professora regente Gildenice Mendes.

4. Temática –

Despertar o gosto pela leitura com o projeto ‘Vai e Vem’.

5. Introdução:

Este projeto será realizado na Escola Estadual Idalina Adelaide dos Santos envolvendo os alunos do 4° e 5° ano, visando estimular o gosto pela leitura e escrita, sendo o mesmo estruturado com diversos gêneros textuais de cada fase do ciclo. E tamném foi uma sugestão da supervisora Jacira Santos Oliveira.

6. Justificativa:

O manuseio de livros desde a 1° infância contribui de maneira eficaz pelo gosto e prazer da leitura por toda a vida, portanto, é muito importante que a criança descubra que ler não é só uma atividade útil, mas divertida e gostosa. Sendo assim a leitura não é um ato mecânico de decodificação, mas sim a interação entre o autor e o leitor, para que o educando seja capaz de compreender, a intenção, o ponto de vista de quem escreve, fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido do texto de acordo com as experiências vividas por ele. Quem lê mais, se expressa com mais facilidade e segurança, adquire um vocabulário rico, desenvolvendo ainda mais sua linguagem oral, sua capacidade de interpretar e analisar fatos. O projeto “ Vai e Vem ” vem defender os direitos da imaginação, pois o dia em que se perder a faculdade de imaginar, de refazer o mundo dentro de vada um, na medida dos desejos e das aspirações, estarão ameaçados de enxerem apenas com os olhos do corpo.

7. Objetivo geral:

• Compreender a importância da leitura no processo de ensino, aprendizagem e valoriza-lá como um elemento indispensável na vida do ser humano.

8. Objetivos específicos:

• Desenvolver capacidades necessárias á leitura e a compreensão;

• Ler oralmente com fluência e expressividade;

• Pesquisar e conhecer os autores das obras escolhidas.

9-Fundamentação teórica:

É por meio da leitura, que se consegue o devido combustível de idéias para viver em sociedade, pois desperta na pessoa o ato de pensar, imaginar, investigar, deduzir, supor, criar e recriar suas idéias e seus estilos de vida. Sendo este hábito a ser cultivado desde os primeiros anos de vida.

Para tanto, faz-se necessário a continuidade, a curiosidade e o gosto, qualidades que possibilitam uma leitura com prazer e não por obrigação.

A família é a primeira a impulsionar o gosto pela leitura, com literatura infantil oral e as cantigas. É importante este primeiro contato, que muito ajudará a criança a interessar-se pela escola. Nela os professores farão a parte que lhes compete, ou seja, dar o suporte dessa aprendizagem. Os professores precisam primeiramente, gostar de ler, para poderem passar a estes futuros leitores uma boa imagem da leitura.

Ela, por exemplo, abre tanto o mundo dos animais selvagens para uma criança urbana, quanto abre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com