TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  12/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia do Desenvolvimento Humano 


QUESTÕES

1. Qual o tamanho e peso médios de um recém-nascido?

         O comprimento total é de cerca de 50 centímetros, e o peso em média de 3.000 a 3.500 gramas.        

2. Qual o seu aspecto?

         A cabeça é frequentemente assimétrica, achatada ou alongada. Trata-se de uma coisa normal, que se deve à passagem através do canal do parto ou a posições "viciadas" no útero. Este fenômeno desaparecerá nos primeiros meses de vida. Os ossos cranianos não estão ainda unidos e apresentam, entre eles, espaços vazios. O mais importante, chamado fontanela anterior é entre o osso frontal e os dois parietais; a fontanela reduz-se progressivamente até fechar, geralmente em torno do primeiro ano de vida. Por vezes é possível também ver a fontanela posterior, na zona da nuca. Esta é mais pequena e fecha no período de poucas semanas.

Tocando no crânio são também perceptíveis as suturas, que são as linhas de junção entre os ossos do crânio. A sua presença permite as modificações plásticas a que o crânio se submete durante a passagem através do canal do parto, facilitando a expulsão do bebé sem causar danos às estruturas subjacentes.

         O cabelo é ralo e fino e a sua cor pode sofrer alterações durante os primeiros meses de vida. Cai precocemente e é rapidamente substituído pelo cabelo definitivo. As unhas das mãos estão bem desenvolvidas, enquanto as dos pés é necessário aguardar com paciência para as ver crescer definitivamente. O coto do cordão umbilical seca e cai ao fim de 7-10 dias.         

3. Qual a postura mais frequente no recém-nascido?        
Posição supina (de barriga para cima).        

4. O que é reação de sucção?         
        O bebê abre a boca e suga, seja o mamilo da mãe, sejam os dedos. É um reflexo fundamental que ajuda no desenvolvimento do maxilar, fala e afins.

5. Descreva o reflexo de preensão.         
        
O recém-nascido agarra o dedo da mãe com força. Este reflexo ocorre nas mãos e nos pés. O das mãos costuma desaparecer por volta do terceiro mês. O dos pés continua até cerca do sétimo/oitavo mês de vida.

6. Quais as principais diferenças entre o embrião e o feto?         
        
Embrião define o organismo imaturo (oito primeiras semanas de vida), que está nos primeiros estágios do desenvolvimento. Depois desse estágio, quando os traços do corpo estão claramente definidos ele se transforma em feto.         

7. O parto é, necessariamente traumático para a mulher?

         Não, porém algumas mulheres preferem a cesariana por medo de sentir as dores do parto.


8. Como se justifica a influência do estado psicológico da mãe sobre o feto?         
        Conforme o feto cresce, ele recebe sinais químicos através da placenta que permitem sentir o estado mental e psicológico da mãe. Se a mãe está deprimida antes do parto e saudável depois do nascimento ou vice-versa, isso afeta a forma como o bebê se desenvolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com