TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 2 PROCESSOS BASICOS DA PSICOLOGIA

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICO II

PSICOLOGIA

        

Ana Caroline Alves Rocha                        RA: 8094910781

Karina Ribeiro Barbosa                                  RA: 8073826413

ATPS ETAPA 2

Jundiaí

2015

Ana Caroline Alves Rocha                        RA: 8094910781

Karina Ribeiro Barbosa                                  RA: 8073826413

 ATPS ETAPA 2

Atividade Complementar apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina de Processos Psicológicos Básico II.

 Prof.ª M.ª Sonia Maria Pessoto Dos Santos

Jundiaí

2015

DESENVOLVIMENTO LINGUAGEM NELL

Nell viveu afastada do convívio humano por toda a sua vida (idade estipulada trinta anos), exceto com sua mãe e sua irmã gêmea, que supostamente morreu quando criança. O afastamento de Nell da sociedade foi devido a um trauma da mãe. Enquanto a eremita voltava da igreja, foi estuprada por um homem, após isso, engravidou e fugiu, condicionando a filha a não sair durante o dia, e ficar presa naquele lugar, onde não se tinha o acesso de ninguém.

A mãe, teve um problema de saúde, onde sua fala foi alterada, Nell foi crescendo e aprendendo esse tipo de comunicação para conviver com a mãe.

É possível fazer uma análise da linguagem, segundo Vygotsky, unificando o pensamento sobre a linguagem, ou seja, à questão cultural no processo de construção de significados do indivíduo. Nell expressava os seis sentimentos através de uma linguagem própria, através de símbolos que esclareciam seus pensamentos, tudo isso se baseando na linguagem e símbolos ensinados pela mãe.

Nell possui em si a liberdade natural, ou seja, ações tomadas que satisfazem o seu instinto.

Classificar Nell como o padrão da sociedade leva a classifica-la como louca, o que não seria correto, já que, ela foi criada em um padrão totalmente diferenciado.

A equipe. Dra Paula e o Dr Lovell começam a interagir com Nell, a fim de solucionar suas questões e ainda observa-la, para que chegassem a conclusão de que ela conseguiria viver livremente. A partir do momento, onde Nell se posiciona frente ao espelho onde se coloca “em seu mundo” e começa a se envolver chamando “MII” é onde se desperta o interesse em conhecer os gestos e falas da garota.

A compreensão das falas e gestos começa a partir onde Dr Lovell começa a colocar símbolos e significados para a fala. Ou seja, ele começa a pedir que Nell lhe mostre os objetos e lugares ao qual ela está se referindo.

Pode-se colocar como exemplo quando ela não quer sair no dia, e mostra o céu, obrigado o médico a voltar para dentro da casa (ela também o puxa para dentro o repreendendo por ter saído).

Também, quando ela começa a dançar quando sente a brisa, o vento. Quando Lovell é posicionado como um “anjo da guarda”, Nell impõe esse símbolo, ou seja, “homens malfeitores” são todos os que estão fora.

Ao decorrer, os doutores percebem que, a linguagem de Nell é a mesma que a dele, com algumas alterações, devido a sua criação. A partir disso, o símbolo, lugares e gestos de Nell são todos observados, como forma de aprendizado para eles, e também para ela.

TEORIA DA INTELIGENCIA        

A inteligência de Nell pode ser compreendida como inteligência criativa a partir da teoria de Sternberg.

Apesar de Nell ter sido criada afastada da civilização, cultura, costumes, tecnologias, saneamento básico, entre outros, demonstra no decorrer do filme que consegue se adaptar as novas situações fazendo com que gere novos comportamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com