TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido Psicologia e processos basicos

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a função dos cones que compõem a nossa retina?

Os cones são especializados na visão das cores. De acordo com a teoria tricomática, eles apresentam três tipos de receptores que contêm fotopigmentos sensíveis a luz: com os que são especialmente sensíveis a luz com comprimento de onda curto percebemos o azul, os que respondem ao comprimento de onda médio percebe-se estímulos como amarelo-verde e o que é sensível a ondas longas, vemos o laranja-vermelho. Todas as outras cores são percebidas devido a níveis relativos de estimulação de cada tipo de cone, caso haja algum cone danificado ou ausente a pessoa deverá apresentar alguma deficiência visual relacionada a percepção de cores.

Qual a diferença entre sensação e percepção?

A sensação é o processo de captação do estímulo físico. A transdução desse estímulo em informação bioquímica é levada para o sistema nervoso central onde é processado. A percepção é justamente quando se inicia esse processamento e começa a existir uma hierarquia entre as informações que terão utilidade para o nosso comportamento e as que serão irrelevantes.

Escolha uma das leis da Gestalt e explique-a.

As leis da Gestalt nos permitem inferir como vamos perceber os objetos, e uma delas é a lei do Fechamento. Nosso cérebro tende a “fechar” visualmente as imagens quando as vemos abertas ou vazadas. Isso acontece por tendermos a estabelecer unidades na nossa interpretação visual, logo fechar as linhas de uma imagem facilita nosso entendimento e a atribuição de um significado a essas formas. Essa lei é muito aplicada em logotipos.

Por que podemos dizer que os dois olhos do ser humano são essenciais para a percepção em três dimensões?

Os dois olhos são importantes nessa percepção pois a luz que chega na retina, não chega ao mesmo tempo em ambos os olhos. Esse atraso determina a distância que estamos de determinado objeto, quanto maior o atraso maior a distância. A disparidade binocular, essa diferença nas imagens projetadas na retina produz a estereopsia, que é a percepção de profundidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com