TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Análise do comportamento

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

ALINE CÂNDIDA DOS SANTOS RA: 3730685213

JOICE CRUZ SANTIAGO RA: 4200056139

MÁRCIA APARECIDA DA ROCHA ZANARDO RA: 4436880974

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Etapa Final

[pic 1]

SANTO ANDRÉ

2014

Introdução

Segundo Torres et al. “ transtorno Obsessivo Compulsivo baseia-se na ocorrência primária de obsessões e/ou compulsões”. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens que surgem com frequência e são constantes, onde em uma determinada circunstância, podem-se vivenciar momentos considerados desagradáveis e que causam mal estar, ansiedade ou algum outro tipo de sofrimento. As compulsões são ações repetitivas que o sujeito realiza espontaneamente em decorrência de uma obsessão ou por um compromisso com regras rigorosas, para diminuir a ansiedade.                                                Conforme Torres et al. “enquanto as obsessões causam desconforto emocional, os rituais compulsivos (sempre excessivos, irracionais ou mágicos) tendem a aliviá-lo, mas não são prazerosos”.                                                        O desconforto pode ser causado por diversos motivos como: sujeira, bactérias, facas, pensamentos, lembranças.                                                        Os sintomas do TOC em adultos se apresentam como obsessões e compulsões. Os sintomas das obsessões podem ser classificados, em: contaminação, dúvida patológica, somática, necessidade de simetria, agressividades, sexual, etc. O TOC aparenta ocorrer de modo igual entre homens e mulheres, apesar de ocorrer em alguns casos precocemente nos homens.

Cena escolhida.

A cena escolhida foi a que o Sr. Udall (Jack Nicholson), abre a porta de seu apartamento e a fecha e a tranca, repetindo o ato de trancar cinco vezes, nas duas fechaduras que há na porta, sendo cinco vezes na primeira fechadura e outras cinco vezes na segunda. Em seguida ele acende a luz e depois apaga, repetindo este ato cinco vezes, até que por fim a luz fica acessa. A seguir ele entra no banheiro e novamente repete o ato de acender a luz cinco vezes. Depois ele retira suas luvas e as joga em uma lixeira. Em seguida ele se posiciona em frente a pia e o armário com espelho, dobra as mangas de sua camisa, abre o armário com espelho e pega um sabonete, fecha a porta do armário com espelho, desembrulha e joga o embrulho do sabonete na lixeira e em seguida com o sabonete já em suas mãos, abre a torneira da pia e lava as mãos e joga o sabonete usado na lixeira, em seguida abre a porta do armário  espelho novamente e refaz todo o processo até completar este ato cinco vezes.

Técnicas ou Tratamentos para o TOC.

De acordo com Neto e Baltieri ( 2001) o tratamento para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), deve ser cognitivo-comportamental, sempre fazendo uso da análise funcional, técnicas de exposição e prevenção da resposta, modelação, parada do pensamento, entre outros; relacionando-os as técnicas cognitivas que destacarão explicitamente os pensamentos automáticos, as tentativas de neutralização das obsessões e as antecipações catastróficas e a modificação das crenças disfuncionais.

Para Wielenska ( 2001) nas primeiras sessões deve-se fazer uma avaliação do paciente em relação ao TOC e a seu funcionamento global, identificando-se: queixa inicial; explicação e crítica a respeito de seu problema; contextos que favorecem o surgimento ou a atenuação dos sintomas, treino do paciente para estabelecer relações entre suas queixas, características do TOC e possíveis prejuízos, objetivos e subjetivos, decorrentes do livre curso do quadro obsessivo-compulsivo. caracterização cuidadosa do TOC e de suas eventuais comorbidades, por meio de entrevistas, observação (em consultório ou fora dele) e eventual aplicação de escalas e estabelecer um relacionamento terapêutico sólido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com