TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO-INSTITUCIONAL

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

AIDES OLIVEIRA COELHO

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO-INSTITUCIONAL

Feira de Santana

2014

AIDES OLIVEIRA COELHO

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO-INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado como requisito parcial para o Curso de Extensão Universitária em  Psicopedagogia Clínica da ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil.

Orientador-Tutor: Maria da Ressurreição Coqueiro Borges

Feira de Santana

2014

Refletir sobre a atuação do psicopedagogo induz a entender a necessidade de sua atuação em diversos contextos, não se atendo apenas a educação, mas a diversos locais que envolvem o desenvolvimento dos indivíduos nas relações cognitivas e sociais, por isso, Eidelwein (2010) observa que como o foco da psicopedagogia é a aprendizagem e ela ocorre em diversos espaços, pode se pensar neste profissional nas diversas instituições.

Para Eidelwein (2010) o psicopedagogo atua nas instituições escolares realizando estudos sobre o comportamento do aluno e identificando fatores que remete a dificuldades de aprendizagem, mas, atualmente busca outros locais de atuação entre os quais as instituições hospitalares, onde realiza atividades que remete a humanização no cuidado ao paciente e suas dificuldades cognitivas em relação ao processo da doença, atuando em grupos que trabalham o diálogo entre o paciente e a família.

Para Grassi (2009) a psicopedagogia tem por função compreender o processo de aprendizagem humana e suas dificuldades, podendo ser incluído o contexto da educação por estudar o ensino e seus componentes, rompendo com as estruturas dimensionais da educação e ampliando o conhecimento sobre como é o desenvolvimento do aluno para compreender suas dificuldades de aprendizagem e reconstruir novas aprendizagens.

Para atuar em diversos contextos institucionais, o psicopedagogo desconstrói e reconstrói conhecimentos próprios sobre o fazer, rompendo com estigmas que sua formação é em alguns espaços determinados e passando a atuar em todos os contextos, entendendo o seu trabalho como meio de problematizar as diversas situações sociais que envolvem o conhecimento.

Assim, as tarefas do psicopedagogo é de administrar conflitos, trabalhar com grupos, propor reflexões, identificar sintomas de dificuldades de aprendizagem, auxiliar na definição de cargos, desenvolver estratégias para a prática pedagógica,  realizar mediações, levantar hipóteses, observar, entrevistar, fazer sondagem, encaminhar e orientar as pessoas nos diversos espaços que envolve educação, trabalho e saúde.

REFERÊNCIAS

EIDELWEIN, Monica Pagel. Psicopedagogia no âmbito da Instituição Hospitalar. In.: KOPZINSKI, Sandra Difini (Org.). Percursos Psicopedagógicos: entre o saber e o fazer. Novo Hamburgo: Feevale, 2010.

GRASSI, Tânia Mara. Psicopedagogia: um olhar uma escuta. Curitiba: Ibpex, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (167.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com