TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho do Psicopedagogo Institucional

Por:   •  15/6/2019  •  Resenha  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

O trabalho do Psicopedagogo institucional

Levar uma possibilidade do sujeito que aprende a se tornar mais consciente e ativo no seu próprio processo de aprender requer do Psicopedagogo olhar e escuta diferenciados. A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que faz incorporação com as áreas da educação e da saúde e tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. Compreende os padrões evolutivos normais e mórbido do processo de aprendizagem, considerando a importância da sociedade, da família e da escola no crescimento. A psicopedagogia realiza seu trabalho por meio de estratégias e métodos que levam em conta o individual do educando. A Psicopedagogia se compromete com a melhoria das condições de aprendizado.

O trabalho do Psicopedagogo para ser bem realizado, o profissional tem que considerar os aspectos emocionais, psicológicos, sociais e físicos do indivíduo. Este trabalho pode ser feito na escola, portanto o nome psicopedagogia institucional com caráter preventivo, também pode ser realizado na clínica com caráter terapêutico. A psicopedagogia institucional acontece nas escolas e tem a função de prevenir as dificuldades de aprendizagem e suas consequências como o fracasso escolar. A psicopedagogia tem um papel muito importante auxiliando a equipe escolar e os pais no trabalho com a inclusão. À escola cabe oferecer condições para que a criança continue na instituição e não haja evasão. A equipe escolar e o Psicopedagogo deverão se unir para avaliar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e suas causas para que não aconteça a exclusão.

A psicopedagogia institucional é um campo de estudo que vem auxiliando como ação preventiva de suma importância, nem sempre ela é bem vista, pois fortalece a identidade do grupo e transforma toda realidade escolar. Torna-se assustadora porque em muitos casos, o profissional poderá propor mudanças para que determinadas crianças aprendam, infelizmente nem todos educadores estão aberto ao novo interpretando o que foi dito como se não estivessem realizando seu papel de forma correta. A psicopedagogia tem um papel muito importante na ação preventiva, pois a criança e o adolescente que não são entendidos em suas dificuldades iniciais poderão bloquear o seu conhecimento sendo assim bem possível necessitar de um atendimento clínico. Desde a década de 1970, o trabalho deste profissional se resume em ajudar crianças e adolescentes a resolver suas contendas que encontram no dia a dia escolar ou evitar que elas ocorram.

É na escola que as crianças e os jovens irão adquirir conhecimento para que possam viver em sociedade. O psicopedagogo deverá também auxiliar a equipe escolar a transformar o ambiente escolar em um espaço de construção do conhecimento e um lugar agradável de estar. Para isso ele poderá colaborar na elaboração do projeto pedagógico respondendo a três questões muito importantes: o que ensinar, como ensinar e para que ensinar. Muitos professores pedem a presença do psicopedagogo na escola, no entanto quando atividades diferentes são sugeridas, estas para facilitar a aprendizagem do educando, estes profissionais em muitos casos são ignorados. O psicopedagogo tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão afetando o processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. Muitas vezes um professor não percebe que a forma que está ensinando não está em consonância com a forma que a criança aprende. Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de auxiliar a criança que apresenta uma certa dificuldade de aprendizagem. Havendo necessidade ele irá, junto com a equipe escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com