TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR

No século XlX aconteceu uma grande expansão do conhecimento cientifico nas áreas médicas, e com isso, foram descobertos os tratamentos para algumas das principais causas de morte, entretanto, novas doenças começaram a ganhar forma na sociedade, como o estresse, obesidade, alcoolismo, etc, e nesse momento, a pratica psicológica começou a ganhar destaque nos hospitais. (SILVA, 2006 apud RONICK, 2017).

A Segunda Guerra Mundial também ajudou a psicologia hospitalar, já que, quando os soldados voltaram da guerra, eles apresentavam sintomas e distúrbios psicológicos, os chamados trauma pós-guerra e foram os psicólogos que começaram a atendê-los (SILVA, 2006 apud RONICK, 2017).

Outro fator que auxiliou o surgimento da psicologia hospitalar, foi a mudança no conceito de saúde, proposta no documento de criação da OMS, nesse documento a saúde passou a ser definida como estado de completo bem-estar físico, social, e mental e não só a ausência de doenças (SEGRE; FERRAZ, 1997 apud RONICK, 2017).

Em 1954, a psicologia adentra os hospitais do Brasil, quando Mathilde Neder é convidada a trabalhar no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas, e somente no ano 2000 foi que o Conselho Federal de Psicologia reconheceu oficialmente o título de Especialista em Psicologia Hospitalar (VIEIRA, 2006 apud RONICK, 2017).

Quando os psicólogos começaram a trabalhar nos hospitais, não se existia um modelo a ser seguido, pois até a época não se havia produzido modelos experimentados bem-sucedidos, e com isso, grande parte dos psicólogos passaram a usar praticas clinicas dentro dos hospitais (GORAYEB, 2001).

O uso de práticas clinicas dentro dos hospitais, acabou não dando certo até mesmo porque não se trazia respostas às necessidades dos hospitalizados ou da própria equipe e nem se tinha o ambiente apropriado para isso (GORAYEB, 2001).

Silva (2006 apud RONICK, 2017) aponta diferenciais da psicologia hospitalar em relação as outras práticas da psicologia, entre elas temos, a instituição permeando a atuação, Psicologia é ainda pouco prevista no hospital geral, obrigatoriamente multiprofissional, dinâmica de trabalho com multiplicidade de solicitações, ambiente de ação aberto e variável, tempo impondo limites, sobreposição do sofrimento orgânico-psíquico, Imposição x opção do acompanhamento psicológico, intervenção iminentemente focal e emergencial, predominantemente ecoica, morte e o morrer como parceiros constantes na rotina de trabalho, absoluta necessidade de visão multifatorial do paciente, abrangência maior de conhecimentos específicos e possibilidades múltiplas de intervenção: paciente – família – equipe – instituição.

Outra diferenciação, é que o paciente não é igual ao cliente do consultório, o paciente não procura a ajuda psicológica espontaneamente, ele teve uma doença e com isso necessita de uma demanda psicológica. O psicólogo tem como papel esclarecer e informar e dar informações de sua patologia de um jeito que ele entenda, sendo assim, o psicólogo adquire o papel importante para a harmonia da equipe para a saúde da pessoa hospitalizada (GORAYEB, 2001).

Em todas as ações do psicólogo no ambiente hospitalar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com