TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A IMPORTANCIA RENDIMENTO ESCOLA

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA-FESG[pic 1]

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA-FAFICH

CURSO DE PEDAGOGIA

NAIARA DE JESUS ANDRADE

AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM:  A IMPORTANCIA RENDIMENTO ESCOLA- 4º E 5º ANO.

GOIATUBA – GO

2015-1

NAIARA DE JESUS ANDRADE [pic 2][pic 3]

AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA NO RENDIMENTO ESCOLA – 4º AO 5º ANO.

Relatório apresentado como Trabalho de Conclusão (TC) ao curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba - FAFICH, Goiás, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração orientada pelo Professor

GOIATUBA – GO

 2015-1

NAIARA DE JESUSA ANDRADE

AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM : A IMPORTANCIA NO RENDIMENTO ESCOLA: 4º E 5º ANO.

_________________________________________________________

FAFICH Goiatuba

_________________________________________________________

(Titulo do professor) Nome do Professor- FAFICH Goiatuba

_________________________________________________________

(Titulo do professor) Nome do Professor- FAFICH Goiatuba

Goiatuba, 20 de Novembro de 2015.

[pic 4]

Dedico esse projeto a

AGRADECIMENTOS[pic 5]

[pic 6]

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.

                                          JEAN PIAGET

LISTAS DE SIGLAS[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................

1.1 Problematização        

1.2 Justificativa        

1.3 Objetivo Geral        

1.4 Objetivos Específicos        

1.5 Organização do Trabalho        

1 INTRODUÇÃO

Na sociedade que vive  atualmente, a um grande tema que está bastante em evidencia e em pauta que é a avaliação educacional, que consiste em maneiras para auxiliar o professor no processo de aprendizagem.

Neste processo, o desenvolvimento do educando é tido como fator mais importante. Antigamente as avaliações educacionais era vista como uma espécie de vila, que nos casos serviria, na maioria dos casos, apenas para dar notas aos alunos, onde apenas utilizadas para definir que era aprovado ou que era reprovado.  Aqueles alunos que tinha melhores notas eram os melhores alunos, enquanto que aqueles que possuíam as menores notas eram ridicularizados.

Mas sabemos, que as atividades avaliativas não tem a finalidade de demostrar que não possuíam essa finalidade, visto que visam o beneficio do aluno, do professor e de todo envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação em suas salas de aulas, onde o que aparecem com mais frequência utilizados pelas escolas são: a prova escrita, os trabalhos grupos e a auto -avaliação em que alguns professores convidam seus alunos a fazer o seu próprio desempenho.  

Existem três tipos de avaliação para o professor posso optar uma para aplicar me sua sala de aula, que são elas avaliação diagnostica, avaliação formativa e avaliação somativa.

A diagnóstica possibilita ao professor identificar progressos e dificuldades por parte do aluno. Já a formativa, busca identificar as principais insuficiências de aprendizagens iniciais necessárias para o aprendizado de outros conhecimentos. A avaliação somativa caracteriza-se pelo seu aspecto autoritário e conservador e não tem a preocupação de auxiliar o aluno no seu desenvolvimento, pois nela ficam expressos a autoridade do professor e a opressão do aluno, o que cada vez mais dificulta o aprendizado.

Diante disso , podemos observar que nessas avaliações, será que estamos mostrado as reprovações e fracassos escolares comumente atribuídos aos alunos, onde podemos pensar e refletir sobre a formar de avaliação que está sendo empregada, se estas avaliações estão servindo apenas para reprovas ou para construção de conhecimento ou uma real melhoria na aprendizagem.

É notável a grande importância da avaliação para o processo de ensino aprendizagem, por isso, ao avaliar o aluno e necessário definir os objetivos que deve ser alcançado e levando em consideração um ensino diferenciado, para que o professor possa reconhecer que aquele nota realmente se associado ás dificuldades de aprendizagem dos alunos não ,e na verdade, fruto de problemas no ensino, os quais, pela avaliação, talvez possam ser superados.

Este monografia será divida em referencial teórico onde esse será divido em 3  capítulos. No 1º capitulo uma visão e conceito sobre ensino e aprendizagem, 2º capitulo            , 3º capitulo e o pesquisa de campo.

  1. Problematização

A insistência no ato de unicamente aplicar testes e provas para atribuir nota e como método de avaliar os alunos, a falta de mediação entre quantitativo e qualitativo contribuem para que sejam esquecidos os principais objetivos da avaliação

A ausência de interação professor-alunos nos decorrer das aulas dificulta conhecer as capacidades e habilidades dos alunos, para evidencia-las no rendimento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com