TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE CASOS - PSICOPATOLOGIA

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

Juliana Maria da Silva Trajano

Psicopatologia II

7º Período

ATIVIDADE DIRIGIDA

1)- Leia as sentenças abaixo e tente relacionar com os transtornos ansiosos estudados, explicando e justificando os pontos que levaram a formulação da sua resposta:

a)- Pedro , 22 anos, refere que após o inicio da pandemia começou a apresentar medo de sair de casa, medo de ir ao seu trabalho, não consegue imaginar o futuro senão de forma catastrófica , negativa e pessimista, afetando seus comportamentos, sua qualidade de vida e a execução de suas atividades diárias. Destaca uma sensação constante de intenso mal estar e aceleração fisiológica e psíquica.

R – Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG

Estresse e preocupações que partem de pensamentos que geram ansiedade. Ou seja, o medo e outros sentimentos ruins são os gatilhos para este tipo de ansiedade.

b)- Maria , 20 anos, casada, trabalha com venda de roupas há uns 5 anos. Maria sofreu um assalto há 3 meses, tendo todos os seus produtos roubados. Ressalta que foi um momento aterrorizante, os assaltantes a pressionaram, colocaram uma arma em sua cabeça, ameaçaram de morte e de tortura. Atualmente Maria refere sono irregular, lembranças corriqueiras do fato, sente o coração disparado e uma vontade contínua de chorar e de se isolar-se. Tem apresentado dificuldades para sair de casa, não tem vontade de fazer nada, estando num estado atual de apatia e temor. Faz menção de pesadelos frequentes com assalto, acordando sobressaltada quase todas as noites. Tem feito uso de álcool (vinho) com frequência como forma de amenizar suas sensações desagradáveis.

R - Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Os sintomas de Maria surgiram após o assalto, o que sugere que este evento tenha ocasionado tudo que ela vem sentido.

c)- Ivan, 40 anos, professor, casado, pai de 2 filhos. A esposa de Ivan relata que nos últimos tempos tem percebido que este tem apresentado sérias alterações emocionais e comportamentais. Percebe Ivan inseguro, tenso e hipervigilante boa parte do tempo. Em seu relato, a esposa de Ivan faz menção ao receio que este tem apresentado em permanecer em locais onde tenham muitas pessoas. Ivan tem evitado frequentar suas atividades religiosas, não tem ido a shows, cinemas, atividades que antes adorava fazer com a esposa e amigos. Segundo a esposa, Ivan refere o medo iminente de passar mal em locais públicos, temendo não conseguir ser socorrido. Só em relatar o fato dispara um mal estar em Ivan.

R - Agorafobia

Insegurança, tensão e hipervigilancia estão presentes na TAG, já o medo de ambientes onde tem muitas pessoas pode se caracterizar como fobia social.

d)- David, 19 anos, recentemente foi aprovado no vestibular para o curso de enfermagem na faculdade FIED da cidade de Tianguá. David estava super animado, cheio de planos e projetos com o inicio das aulas. Entretanto, em suas disciplinas iniciais passou a apresentar comportamento de esquiva as disciplinas práticas em que necessitava contato com sangue ( experiências práticas na disciplina de  fisiologia). David refere um medo intenso e desproporcional, sensação de desmaio, vontade de gritar e sair correndo, coisa que aconteceu duas vezes em que tentou enfrentar tal situação.

R – ​Fobia Específica

Ao se deparar com o sangue nas aulas práticas de enfermagem, David sente medo intenso e sensações de desmaio, o que caracteriza transtorno de pânico.

e)- Joaquim, 50 anos, separado há 2 anos, pai de 3 filhos( 8, 9 e 11 anos). Joaquim relata que sua separação conjugal foi potencializada por discussões e discordâncias com sua esposa devido a temática: organização. Joaquim cita que é um indivíduo organizado, metódico, com muitas manias de ordem e simetria. Adora suas coisas bem organizadas, separa tudo por ordem que ele mesmo cria (ordem de cores para cuecas e meias). Seu guarda roupa possui uma organização impecável, cada local precisa estar em seu devido local, caso não esteja, Joaquim refere uma sensação intensa e extrema de ansiedade e mal estar, ficando muito irritado e enfurecido, motivo de muitas brigas com filhos e ex-esposa. Joaquim relata que não conseguia aceitar a desorganização de sua ex-casa, promovida pela ex-companheira e pelos filhos. Joaquim gosta de tudo impecável, afirma que passa mais de duas horas alinhando os quadros de sua sala, deixando de realizar outras atividades importantes de seu trabalho, pois caso não faça, seus níveis de ansiedade e mal estar se elevam subitamente.

R - Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Joaquim relata ficar horas organizando as mesmas coisas para que não fique estressado.

f)- Brenda, 30 anos, formada em direito há dois anos. Brenda refere frustações pessoais pois não consegue deslanchar em sua carreira, sendo a número dois no escritório advocatício aonde atua. Em seu relato, Brenda destaca muita dificuldade para concluir sua graduação. Relata ser muito boa para escrever e montar as peças advocatícias, porém não consegue se expressar na frente do Júri, Juízes, promotores e outros advogados. Revela várias situações em que simulou adoecimentos para não participar de trabalhos da faculdade onde necessitava se expor para colegas e professores. Possui receio das críticas de terceiros. Atualmente é a número dois no escritório em que atua pois não consegue atuar com público, ficando a cargo apenas da parte escrita dos trabalhos(peças). Brenda refere sensação de ansiedade, baixa estima, inferioridade, sabe que tem muito potencial, porém se sente um LIXO pois não consegue superar suas limitações. Faz menção de várias situações na vida laboral, social e pessoal aonde se esquivou e fugiu devido seus altos índices de mal estar ocasionado pela situação de exposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com