TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Pinóquio as Avessas - Análise Humanista

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  4.781 Visualizações

Página 1 de 3

Livro Pinóquio as Avessas - Análise Humanista

No livro Pinóquio ás Avessas, Felipe é uma criança inteligente e curiosa que acredita que na escola aprenderia sobre tudo, principalmente suas curiosidades, assim idealizando abordagem humanista, onde o professor dá assistência total ao aluno, facilitando e criando condições para sua aprendizagem através de experiências interagindo com o meio.

Como Felipe era muito curioso, utilizava sempre abordagem humanista de uma forma inconsciente com suas perguntas, podemos identificar esta abordagem no seguinte trecho: “[...] Aos seis anos, ficou muito curioso com o relógio de sua mãe. A coceira chamada curiosidade começou a coçar os pensamentos de Felipe. E ele perguntou o que faz os ponteiros andarem cada um com uma velocidade diferente? Pois não resistiu, escondido, desmontou o relógio, pensando que conseguiria montar de novo...’’ Ele questionava seus pais achando que eles iriam responder muitas de suas perguntas, e seus pais falavam que escola na escola ele ira saber as respostas.

Quando ele vai à escola ele percebe que é bem diferente do que ele imaginava, os professores só ensinam apenas o que teriam que aprender e fica bem claro no texto, na parte que Felipe pergunta uma curiosidade para a professora e ela fala “[...] A escola não é para você aprender aquilo que quer – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender: O que você deve aprender aquilo que disseram os homens inteligentes do governo...“ Ele se decepcionou, porque não era o que ele esperava, pois escola utilizava outro tipo de abordagem nos seus métodos de ensino.

Se o método da escola fosse humanista iria respeitar a individualidade de cada um, colocando o aluno como centro do saber podendo se posicionar diante das informações que lhes são passados, realizando suas curiosidades e adquirindo mais conhecimento, assim ele poderia ter tomado outro rumo na sua vida, pois mesmo formado e realizado profissionalmente, ele estava triste e isso demonstra que sofremos grandes influencias dos pais e a das escolas que acabam por muitas vezes a nos serem moldados a seguir um padrão de vida.

Dessa maneira acreditamos que um ensino adequado seria humanista, pois aquela no qual o aluno pode desenvolver as suas capacidades naturais, levando em conta os seus interesses, a criatividade e a história de vida do aluno.

Com base nessa teoria humanista caracterizada como o ensino voltado para o aluno, em que ele é o principal elaborador do conhecimento humano. O professor não precisa apenas chegar e passar o conteúdo programado, e sim facilitar e dar assistência ao aluno, sendo um auxiliar no processo de aprendizagem, criando condição para que aprenda, de forma que o aluno busque seu próprio conhecimento. O pensamento não seria interrompido, a criança poderia estudar temas que realmente fizessem sentido para ela.

De acordo com o texto Pinóquio as avessas o desfecho da história de Felipe teria sido completamente diferente na abordagem humanista. O professor em questão agiria como um facilitador aberto a novas experiências, procurando compreender o aluno e as responsabilidades de aprendizagem ficariam ligadas ao aluno e o professor facilitando àquilo que é mais significativo pra ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com