TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aconselhamento psicológico para pessoas enlutadas

Por:   •  12/9/2017  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

No presente trabalho discutiremos sobre o aconselhamento para pessoas enlutadas, buscando esclarecer o contexto que este aconselhamento é realizado, as perspectivas que são trabalhadas neste momento tão melancólico na vida de uma pessoa. Antes de darmos continuidade, devemos adiantar que o luto é extensão de uma perda na vida de alguém, não necessariamente esta perda se refere à morte. Contudo, no presente contexto, abordaremos sobre este tema e faremos esclarecimentos mais precisos.

O luto ele está diretamente relacionado à perda, é uma resposta natural que sentimos pelo rompimento de um vínculo muito importante. No caso da morte, o luto é uma expressão de um vínculo rompido de forma irreversível. Falar sobre o luto deve ser um comportamento muito cauteloso, uma vez que a forma como ele é vivenciado por cada indivíduo se altera. Dada a esta complexidade que perpassa pelo processo do luto, algumas pessoas precisam de um suporte psicológico para aprender a conviver com esta perda e assim emergir desse sofrimento.

O luto seria idealmente uma forma de elaborar o sofrimento causado pelo rompimento ou separação de um laço de afeto e espera-se que o indivíduo, ao viver este luto, possa emergir dele e continuar a sua vida. Porém, nem sempre isto acontece. Notoriamente, a maioria das pessoas não tem uma educação para a morte nem para lidar com perdas e mesmo que uma base de apoio de amigos e familiares nesse momento seja muito importante, nem sempre se encontra presente. Se faz muito necessário educar as pessoas para a morte e perdas, é importante que vejamos a morte como o encerramento do ciclo da vida e pararmos de criar fantasias a certa deste evento, justamente pra evitar ou amenizar a dor.

Quando o luto se torna difícil de elaborar, devido a questões também relacionadas ao que foi falado anteriormente,naturalmente há um adoecimento do sujeito, que se reflete tanto no seu estado físico quanto no seu estado psicológico e na maioria das vezes, o sujeito não consegue mais realizar as atividades do seu cotidiano porque não consegue emergir do seu sofrimento.

Dessa forma, o aconselhamento psicológico aparece como um suporte emocional para estes sujeitos, que em um primeiro momento chegam com a demanda de voltara exercer suas atividades diárias. É importante vislumbrar que o apoio e consolo encontrado pelo indivíduo no psicólogo atuam como agentes facilitadores do processo de elaboração do luto, que ajudam o sujeito a enxergar perspectivas em sua vida, além da morte. O cuidado que é feito no momento do aconselhamento auxilia na reformulação de conceitos, da dor causada por esta ruptura e também na ressignificação e construção reconfortante frente ao que foi perdido. Caso o Psicólogo acredite ser necessário que o cliente seja encaminhado para a psicoterapia, assim será feito, uma vez que o sofrimento do sujeito e a elaboração do luto e reconstrução de significados precisará de mais atenção e mais tempo pra elaborar.

Diante deste contexto, considerando a importância desse sofrimento para o sujeito que sofre, o profissional de psicologia deve estar preparado para atuar com aconselhamento para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com