TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descartes e escolha profissional

Resenha: Descartes e escolha profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Descartes e a escolha profissional.

[...] a conhecimentos que sejam muito úteis à vida, e que, em vez dessa Filosofia especulativa que se ensina nas escolas, se pode encontrar uma prática, pela qual, conhecendo a força e as ações do fogo, da água, do ar, dos astros, dos céus e de todos os outros corpos que nos cercam [...]. poderíamos empregá-los da mesma maneira em todos os usos para os quais são próprios, e assim nos tornar como que senhores e possuidores da natureza [...], não só para a invenção de uma infinidade de artifícios, que permitiriam gozar, sem qualquer custo, os frutos da terra e todas as comodidades que nela se acham, mas principalmente também para a conservação da saúde, que é sem dúvida o primeiro bem e o fundamento de todos os outros bens desta vida (DESCARTES, 1987a, p. 63).

O texto retrata que para Descartes o bem estar era fundamental na convivência, proporcionando grandes ganhos, tanto físicos (do corpo), quanto o bem estar matéria em relação aos ganhos da aplicação da ciência e da tecnologia. Também que o conhecimento visa o bem coletivo, que nos torna mestres e possuidores da natureza. Ensina que a ciência não é resultado apenas de esforços individuais, defende a divisão do trabalho como princípio do progresso das sociedades, pois coletivamente obtêm-se resultados melhores dos que os executados individualmente.

Primeiramente a escolha profissional deve ser analisada para que saibamos se estamos no caminho certo, muitos são os desafios que enfrentamos hoje como a competitividade, se a remuneração nos satisfaz e principalmente se temos habilidades para exercer tal função.

Descartes contribuiu muito para a escolha profissional, pois no ambiente de trabalho buscamos sempre além dos ganhos materiais o bem estar, seja na vida social, pessoal ou financeira para assim cada dia mais aperfeiçoarmos em uma profissão. A saúde também que nos faz ter mais prazer no nosso dia a dia. O texto também entrelaça em relação ao coletivo, onde sempre se deve buscar o coletivo, ele nos faz crescer e obter melhores resultados.

O conhecimento no trabalho é fundamental ele visa o nosso aperfeiçoamento, quanto mais conhecemos mais sabemos, nos faz mestre daquilo que escolhemos ser. Hoje com tanta competitividade no mercado de trabalho a liderança é dada ao mais qualificado, para aquele que possui mais conhecimentos, também o que saiba viver coletivamente em grupos e não individualmente e que esteja preparado para os desafios. Na área contábil é muito importante, pois, a contabilidade é um meio de informação, mas para se ter esta informação é preciso conhecer. Quanto mais conhecimento e experiências melhores serão os resultados futuros.

Enfim, a teoria de Descartes esta presente em todas as áreas do conhecimento, que nos auxilia em nossas atividades o que chamamos de profissão, quanto mais conhecimento se tiver em relação ao bem coletivo e público, fará com que a vida de um número maior de pessoas se torne melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com