TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADVOGADO E ESCOLHA PROFISSIONAL

Projeto de pesquisa: ADVOGADO E ESCOLHA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

ADOLESCENTE E ESCOLHA PROFISSIONAL

¬___________________________________________________________________________

Resumo: O presente trabalho pretende caracterizar a escolha profissional de adolescentes com o objetivo geral de motiva-los a fazer suas próprias escolhas. Para tanto, usamos como base alguns artigos onde adolescentes concluintes do ensino médio para realizar uma análise das motivações que eles tinham referente suas escolhas profissionais. As motivações que levavam os adolescentes a pensar sobre seu futuro profissional e as dúvidas e incertezas sobre o futuro profissional evidenciam a necessidade do estabelecimento de programas e projetos de intervenção que visem orientar não apenas psicopedagogicamente, mas que propõem ações multidisciplinares para o esclarecimento de dúvidas, não apenas de adolescentes, mas também de adultos que demandem uma recolocação profissional ou mesmo auxílio em novos cargos e atividades.

Palavras Chaves: Adolescência. Orientação profissional. Desenvolvimento humano.

ADOLESCENTE QUE TEM DUVIDA COM ESCOLHA PROFISSIONAL

Quando se vislumbra a adolescência e suas peculiaridades é possível identificar muitas situações e escolhas que permeiam este processo e apontam para o futuro do indivíduo.

Dentro do conjunto de decisões que o jovem tem que tomar está a escolha de uma profissão que lhe garanta, pelo menos do ponto de vista do ideal, uma inserção no mundo adulto, na sociedade e, ainda, sustentabilidade financeira e felicidade. Para o adolescente esta escolha é importante e, principalmente, na sociedade capitalista que responsabiliza estes sujeitos pelo sucesso ou não de suas escolhas, revestindo o momento de conflitos já que se fala de uma opção que se realizará por longo tempo no existir de quem escolhe. Nota-se que a escolha é um exercício que permeia a vida humana, praticado constantemente e que, muitas vezes, resume a condição humana, posto que o homem seja, grosso modo, resultados de escolhas que realiza. Disto decorre a importância do tema, pois a escolher sua futura profissão o adolescente tem que ser levado a uma reflexão sistemática e esclarecedora, capaz de fazê-lo vislumbrar as possibilidades que o campo poderá lhe proporcionar, pois escolher uma profissão não é um hábito, algo trivial, mas é um processo complexo, que envolve um conjunto de circunstâncias favoráveis, quais sejam: sociais, econômicas, ambientais e até emocionais.

É importante destacar que a influencia de alguns fatores no processo de escolha está atrelada a outras experiências que o sujeito viveu ou vive e, ainda, àquelas que são históricas e materiais da sociedade e do sistema de produção que ditam as normas vigentes do mercado de trabalho.

Um fator comum em vários artigos é a família apontada como fonte de apoio no momento da decisão e, muitas vezes, como elemento que deposita sonhos, perspectivas e objetivos que não foram ou já são tradicionais no grupo familiar, apontam a atuação da família na escolha profissional de adolescentes é notória tanto no discurso dos pais quanto dos filhos e que a maneira de influenciar é múltipla, pois pode acontecer de forma aberta ou velada, sutil ou manipuladora.

Considerar a escolha profissional como oriunda de um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com