TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiental

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Dirigindo no Escuro é um filme conduzido por Woody Allen cujo protagonista também é Woody Allen, que vive o papel de Val Waxman, um diretor famoso no passado, mas que atualmente vive no ostracismo. O enredo se passa em torno de um convite para dirigir um novo filme, A Cidade Insone, que pode alavancar sua carreira, entretanto, essa solicitação é feita por sua ex-esposa, Ellie juntamente com seu atual namorado e dono da produtora, Hal.

A princípio, Val não quer aceitar, pois não acredita conseguir conviver com dois traidores, demonstrando guardar ainda muitas mágoas dos acontecimentos do passado. Com o passar das cenas, ele concorda em aceitar o convite para dirigir o filme proposto. Percebe-se que Val toma muitos remédios dos mais variados tipos, sem necessidade, alegando que deve estar sempre se preparando e evitando que o pior aconteça.

A cena em que Val e Ellie se encontram no restaurante revela vários aspectos sobre o diretor, que desabafa sobre seus sentimentos para ela, a época da traição e ao mesmo tempo, muda para outros assuntos, em looping. Ellie então afirma que ele “não vê o que não quer” e que é “criativo na hipocondria” pois ele estava sempre inventando novos sintomas, sem no entanto, apresentar doenças. Além disso, Val afirma não dormir sozinho pois está sempre com medo de algo como invadirem a casa ou com pensamentos sobre morte o incomodarem.

Outra característica que Val apresenta é de ser bem duro com as pessoas até o momento em que elas o bajulam, onde ele começa a ceder. O foco do filme, no entanto, começa quando no meio da produção do filme o diretor fica cego de repente, descobrindo uma cegueira originada por questões emocionais e tenta conviver com isso sem que todos saibam. Em suas conversas com o analista, ele se descobre possuidor de conflitos internos relacionados ao seu relacionamento com seu único filho. Concluindo-se, então, que a via do sintoma é a visão de Val, pois ele se nega a aceitar e enxergar a aparência e modo de vida do seu filho, bem como suas divergências, necessitando refletir e repensar seus valores.

A cegueira de Val, não se justifica por questões biológicas, de modo que ele não enxergava por questões psíquicas. De tal forma, podemos afirmar que a cegueira de Val é caracterizada por uma conversão histérica, pois o corpo simbólico foi afetado, chamando atenção para seu valor simbólico, a tal ponto que seus sintomas estão relacionados por questões fantasiosas. Outro ponto que caracteriza a cegueira de Val como uma conversão histérica é o fato da cegueira provir de algo que foi recalcado. Conforme observamos no filme, a cegueira de Val surge a partir do momento que ele tem que lidar com a ex-mulher e se deparar com um roteiro do filme que se aproximava da sua estória pessoal, no sentido da sua relação com seu filho, assim, retornando os conflitos internos com os quais ele não conseguia lidar, e que então se converteu no seu corpo.

A caracterização da cegueira de Val como uma doença psicossomática é possibilitada pelo fato de que o seu discursoé carregado de afeto e de significados, e de que no decorrer do enredo Val consegue falar e refletir sobre os seus sentimentos. Podemos perceber isso nas cenas em que Val conversa com a sua ex-mulher sobre os seus sentimentos, onde suas palavras são carregadas de afeto, na cena em que ele consegue refletir com seu psiquiatra sobre o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com