TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Funcional do Comportamento

Por:   •  11/10/2018  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

 “ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO” – “THE FUNCTIONAL ANALYSIS OF BEHAVIOR” POR MARIA AMÉLIA MATOS

FICHAMENTO

Análise Funcional do Comportamento

MATOS, MA. Análise Funcional do Comportamento. 16 N. 3. ed. PUC-Campinas: Rev. Estudos de Psicologia, 1999. 8-18. www.scielo.br/pdf/estpsi/v16n3/a02v16n3.pdf.

Síntese do texto: Analise Funcional do Comportamento por Maria Amélia Matos. O Analista do comportamento analisa e usa as unidades funcionais do comportamento. A análise é baseada nas relações funcionais, dos quais o objetivo é identificar e descrever o efeito comportamental, buscando a relação entre as variáveis ambientais e ação do organismo. Isto é, analisa a natureza dos fatos sem subjetividade, de forma empírica levando em consideração o contexto envolvido, apresentando as características sob diferentes controles, a ocasião em que determinada resposta ocorre, a resposta e a consequência produzida pela resposta,” contingências”. Ao fazer uma análise, buscar-se descobrir não somente as causas que levaram a um determinado comportamento e sim identificarmos sua função, o que constituirá a relação funcional. Para estabelecermos uma relação funcional é de fundamental importância relação entre eventos, as variáveis envolvidas (dependentes e independentes). A variável dependente é a que irá sofrer o efeito de outras variáveis no contexto que está sendo analisado, ela será o comportamento. A variável independente será a que supostamente afetará a variável dependente, portanto, ela será a que iremos manipular, para poder observarmos os efeitos que terão sobre a variável dependente, ela será o evento ambiental.

“Fazer uma análise funcional é identificar a função, isto é, o valor de sobrevivência de um determinado comportamento”.

Em outras palavras fazer uma análise funcional é identificarmos a função de determinados comportamentos a relação entre os eventos (reforçamentos) levando em consideração as respostas, ações, que uma pessoa emite diante de acontecimentos anteriores. Dessa forma, ao identificarmos as variáveis importantes que influenciam a ocorrência de determinada resposta/estímulos a um comportamento, sua relação com outros eventos (ambiente), que não são adequados e qual função correta que ele tem podemos criar estratégias para minimiza-lo, substituí-lo ou elimina-lo.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com