TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sobre o Livro Psicologias

Por:   •  30/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS DE ABAETETUBA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LUÍS GUSTAVO CARDOSO GÓES

UNIDADE 3

Docente: Prof. Georges Alberto Silva Pinheiro

ABAETETUBA- PA

2021


  1. Resenhe quais são os tipos de aprendizagem e de que maneira eles podem influenciar o comportamento do indivíduo.

De acordo com os estudos realizados anteriormente, nos foram apresentadas diversas teorias sobre a aprendizagem humana, podemos citar como os principais cientistas Vygotsky, Piaget e Gardner. Ao longo dessa resenha, as teorias de Vygotsky e Piaget serão apresentadas de forma resumida, visto que já foram detalhadas em trabalho anteriores. Em seguida, será apresentada a teoria de Gardner de forma a deixar mais claro as suas ideias sobre os meios que tornam possível a aprendizagem humana.

Vygotsky observou o ambiente em que o indivíduo pode estar presente, um deles é a escola, sendo este lugar primordial para a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo. Para ele, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio, além disso, A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento. Analisando as suas teorias, Vygotsky afirma que para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve ocorrer dentro de uma zona que ele chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

Ademais, ele ressalta a importância do professor no processo de aprendizagem do aluno, afirmando que o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento. O professor deve estimular a elaboração de trabalhos em grupo e utilizar técnicas de motivação, a fim de facilitar a aprendizagem.

Segundo Piaget em sua teoria sobre o aprendizado, as crianças possuem um papel muito ativo na construção de seu conhecimento, que é caracterizado pelo construtivismo. Para ele, o desenvolvimento cognitivo é a base da aprendizagem, e é definido pela assimilação de acomodação. Em seus estudos, Piaget afirma que a mente não se modifica quando há assimilação. Em virtude disso, a pessoa não consegue assimilar determinadas situações e como consequência, ocorre dois processos: a modificação ou a desistência da mente.

Para Piaget, a aprendizagem só poderá ocorrer se o esquema de assimilação sofrer acomodação, que leva a construção de novos esquemas de assimilação e resulta no processo de desenvolvimento cognitivo. Em confronto com a teoria de Vygotsky, Piaget afirma que aprender é uma interpretação pessoa que isso não depende do meio social em que o ser humano está inserido, ou seja, o seu aprendizado é individual. Piaget também analisou o papel do professor, dizendo que, o professor tem o papel de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno.

Para encerrar, será abordado a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner. Essa teoria surgiu quando o QI (quociente de inteligência) era o padrão mais aceitável para avaliar a inteligência do indivíduo. O teste se baseava principalmente na capacidade lógico-matemático da pessoa.

Segundo Gardner, a inteligência se manifesta de múltiplas formas no ser humano. A teoria desenvolvida por ele divide a inteligência em 7 competências diferentes, sendo elas: logico-matemático, linguística espacial, corporal-sinestésica, interpessoal, intrapessoal e musical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com