TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação do filme Show de Truman com as crenças silenciosas e a atitude filosofica

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  1.833 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Prof. Antonio Carlos

Aluna: Tainã Almeida Pinheiro de Sousa

Turma: 807

Curso: Direito

Atividade

  1. Desenvolva uma reflexão que aponte no filme “Show de Truman” as idéias de crenças silenciosas (senso comum) e atitudes filosóficas (conhecimento filosófico) presentes no filme.

                Durante 30 anos, Truman Burbank viveu uma mentira. Toda sua vida era filmada e transmitida para o mundo inteiro na forma de um reality show. Nessa “experiência” de show real, Truman é um corretor de seguros na ilha de SeaHaven, onde nunca pode sair de lá, pois o único meio era o mar e o mesmo tinha um trauma de infância com a morte do pai em uma tempestade. Todos os dias, a rotina de Truman era a mesma. Porém tudo muda no caminho do trabalho, quando o som do seu radio sofre interferência e ele ouve alguns homens fazendo uma previsão do seu percurso. A partir daí, ele começa a desconfiar de todos ao seu redor. Entre esse descobrimento da realidade, Burbank lembra-se de determinados episódios com uma antiga colega de classe, que sumiu após confessar que a vida dele era uma mentira e todos que conhecia eram atores. Sua esposa, seus pais e até seu melhor amigo. Em uma cena do filme, mostra uma entrevista com o diretor do programa e o mesmo afirma que Truman nunca questionou a realidade porque as pessoas aceitam a realidade do mundo em que vivem.”

A partir do momento em que Truman passa a desconfiar da realidade em que vive, ele sai, no que se chama na Filosofia de “senso comum”, da aceitação tácitas de evidencias que para ele pareciam naturais para a atitude filosófica, em que ele toma a decisão de não aceitar como obvias as coisas, os comportamentos, as situações. Temos ai uma semelhança com o pensamento de Platão, no Mito da Caverna. Para Truman, sua prisão era SeaHaven, onde havia a manipulação da vida que o envolvia e sua libertação ocorreu com a decisão de descobrir a realidade.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com