TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise experimental do comportamento

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Extinção é o processo usado para o desaparecimento de uma resposta e ocorre quando um estímulo para de eliciar uma determinada resposta.

Skinner descreve dois tipo de extinção, que são a extinção respondente, que ocorre quando um estímulo condicionado (CS) para de eliciar uma determinada resposta (CR) e a extinção operante, que ocorre quando um determinado reforço, usado durante uma situação de reforçamento, não é mais disponibilizado ao sujeito.

De acordo com Moreira e Medeiros (2007, p. 38) a “resposta reflexa condicionada pode desaparecer se o estímulo condicionado for apresentado repetidas vezes sem a presença do estímulo incondicionado”, esse processo faz com que o efeito eliciador do estímulo condicionado deixe de existir. Usemos como exemplo o condicionamento feito por Pavlov, se após seu experimento de condicionamento respondente, Pavlov

apresenta-se a sineta repetidas vezes sem a presença do alimento, faria com que a mesma deixa-se de funcionar como eliciadora de saliva, caracterizando assim um processo de extinção respondente

Na extinção operante, há uma quebra na contingência reforçadora, ou seja, a extinção age diretamente no estímulo consequente, e faz com que a resposta adquirida diminua gradualmente sua freqüência. Por exemplo, quando ligamos para alguém e somos ignorados, paramos de ligar. Segundo Skinner (1953, p. 76) “em geral, quando nos empenhamos em comportamentos que ‘não compensam’ encontramo-nos menos inclinados a comportamentos semelhantes no futuro”.

Através desses processos, é possível entender como determinadas respostas são extintas de nossos repertórios.

Referências Bibliográficas: Costa Matos, Maíra. (2013), Behaviorista em Ação- Psicologia Clínica e Acadêmica. Moreira, M. B. & Medeiros, C. A. (2007), Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre. Ed: Artmend. Rimm, D. C. & Masters, J. C. (1983). Terapia Comportamental: técnicas e resultados experimentais. 2ª edição. São Paulo: Editora Manole. Skinner, B. F. (1953). Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com