TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise experimental do comportamento

Por:   •  4/4/2019  •  Resenha  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE VALE DO SALGADO

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

 

 

 

 

 

NAIR KERCYA LIMA BARROS

VITÓRIA NEVES DA SILVA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO.

 

 

 

 

  

 

 

ICÓ-CE

2018

NAIR KERCYA LIMA BARROS

VITÓRIA NEVES DA SILVA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO.

 

 

 

 

Relatório submetido à disciplina de Análise Experimental do Comportamento da Faculdade Vale do Salgado, tendo como Professor M.E Lielton Maia.


 

ICÓ-CE

2018


  1. INTRODUÇÃO

A Análise do Comportamento estuda o objetivo da psicologia, esse estudo é uma tentativa de explicar o termo "behaviorismo", "análise experimental do comportamento" e "psicologia", baseada na contribuição de B.F. Skinner e de Harzem e Miles, que estuda o comportamento humano a partir da interação do organismo/ ambiente.

O analista comportamental acredita que essa interação funciona de duas direções, assim o organismo altera o ambiente, e essa alteração causa um efeito sobre esse organismo, podemos dizer então que o comportamento do sujeito é quem controla o ambiente.  Esse comportamento feito pelo sujeito é chamado de operante, que é baseado em três contingências: estímulo-resposta, consequência, antecedente. (TODOROV, 1982)

A Análise Experimental do Comportamento é o braço denominado Análise Comportamental, onde são baseadas em pesquisas, de dois tipos:  as básicas e aplicadas. As pesquisas básicas trabalham com questões teóricas e visam responder e construir uma ciência da análise do comportamento, e as pesquisas aplicadas trabalham respondendo questões da sociedade, do cotidiano, visam responder às demandas. Então entende-se que a Análise Experimental do Comportamento é construída a partir das experiências realizadas. (TODOROV, 1982)

A Análise do Comportamento é essencial para resoluções de problemas práticos para os psicólogos, sobre os processos em estágio de transição. O psicólogo experimental estuda os efeitos de diversas variáveis, a identificação dos processos pode ser feita após minucioso estudo experimental acerca do caso presente. O psicólogo ele depende da análise do comportamento para orientá-lo, para que assim se possam começar as possíveis intervenções. O processo da análise do comportamento precisa de bases de pesquisas onde nem sempre é a de laboratório, e essa aplicação é referente a trabalhos além da solução de problemas. (NICOLINO, 2009).

Segundo Baum (2006) os psicólogos experimentais atentam e se parecem com o behaviorismo metodológico visto que, estudam algo interior como a mente, memória, atitudes, etc., fazendo inferências a partir do mundo exterior.  A observação experimental não se dá, portanto, apenas no campo exterior, como supõe os behavioristas pioneiros, mas faz-se inferências nos dois campos do comportamento.

A Análise Experimental do Comportamento foi classificada como uma subárea que é encarregada de conduzir e validar a produção de dados empíricos para a ciência do comportamento. Ela propõe analisar gradativamente, dos dados simples aos complexos, ampliando o número de variáveis estudadas e entendendo como se dá a interação entre os eventos. Essa análise acontece de forma experimental, ou seja, há um planejamento de manipulação de variáveis a partir de um contexto controlado e deliberadamente simplificado e artificial, geralmente o laboratório. O objeto de análise experimental seria o comportamento em si mesmo, o legítimo objeto a ser examinado. As variáveis do comportamento seriam a interação entre um organismo e o seu mundo. (NETO, 2002).

        Tendo como base essa ciência do comportamento, iremos nos referir a maneira como o sujeito se comporta e reage diante de situações inseridas no ambiente em que se encontra. Nesse relatório iremos abordar especialmente a forma como o rato virtual se comporta como sujeito experimental em cada uma das sessões de experimentos, com o objetivo de modelar as respostas de pressão a barra que o reforça com a apresentação da água e a maneira como o sujeito associa os estímulos para a emissão de respostas desejadas.

  1. JUSTIFICATIVA

        Considerando que a prática experimental exerce uma função de execução das bases teóricas no processo de aprendizado, a disciplina de Análise Experimental do Comportamento desenvolve no discente o desejo de ir além do que se é dito em sala, partindo para o que Moreira e Medeiros (2007, p.165) diz a respeito do aprendizado além da perspectiva teórica: “(...) Nele todas as teorias se calam, e os dados obtidos através da experimentação, da prática, falam mais alto. E por este motivo que a ciência deve recorrer ao teste empírico e, sempre que possível, a uma situação controlada: o laboratório.”.

Nesse sentido, a proposta dada em sala pelo professor foi de estudar cada uma das definições de Análise Experimental do Comportamento no laboratório de Informática, visto que não há mais experimentos com animais na instituição por motivos éticos, adotou-se então uma nova forma de se estudar o comportamento, o CyberRat, um programa virtual que fornece as mesmas condições de compreensão da disciplina. Os experimentos são realizados com base na teoria de que cada mudança no ambiente afeta diretamente no comportamento do sujeito. (MOREIRA; MEDEIROS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (319.7 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com