TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise funcional

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera – Anápolis

Curso: Psicologia 6ª série “B”

Disciplina: Análise do Comportamento

Acadêmica: Andreia Rodrigues Teixeira RA: 6823443897

Marisa Gomes da Silva RA: 6400270876

Regina  Matos da Silva RA: 4200056310

Vania  Helena da Silva RA: 6245196645

Wivviane  de Carvalho Duarte RA:6864483280

Professor: Lucas Landim

 

                               ATPS

Anápolis

Setembro – 2015

Análise Funcional

“Analise funcional do Filme ‘‘Melhor é impossível” a pedido do Professor Lucas Landim para obtenção de nota na disciplina Análise do Comportamento.

Anápolis

Setembro – 2015                                                                 

ETAPA 1

Análise do comportamento, demonstrando análises funcional, apresentadas sob a forma de contingências de três termos (antecedente comportamento e consequências).

Melvin apresenta um quadro de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), não toma os remédios receitados pelo psiquiatra, e não comparece em uma sessão há dois anos, desde o seu diagnóstico. Para Melvin , sua loucura é o centro da sua doença, ele não reconhece que não tem controle sobre os seus atos, em quanto anda pela rua, pede as pessoas que não o toquem , os sintomas ritualísticos de Melvin são:

Trancar e destrancar a porta  várias vezes contando todas,  Ligar e desligar as luzes, na mesma contagem das  trancas  da  porta  (4 vezes),  Lava as mãos com água quente,  trocando várias  vezes  o  sabonete,  como  se  fosse descartável,  não pisar em listras,  anda na calçada, olhando atentamente para o chão.                                                                                                                                                    

Ao se apaixonar por Carol, Melvin se vê aos poucos livre de sua doença, deixando alguns rituais.

Após se apaixonar por Carol, os sintomas de Melvin diminuem significativamente, ele diz que voltou a tomar os remédios e tenta ser uma pessoa melhor para estar com ela.                                                           Melvin passa a ser gentil.                                                          

 A partir daí ele se esquece de trancar a porta, tira as luvas, pisa na listra da calçada, por perceber que os seus comportamentos estavam interferindo em sua vida passando a ser uma pessoa melhor, para que Carol se apaixone por ele também.  

Ao realizar a analise funcional dos trechos do filme “Melhor é impossível”  citado acima usando  a tabela de três termos segue se a linha de raciocínio:

ANTECEDENTE

COMPORTAMENTO

CONSEQÜÊNCIA

  • Melvin vive solitário;
  • É grosseiro com os vizinhos;
  • não tinha amigos;
  • Dirigiam-se as pessoas com palavras ríspida;
  • E muito inconveniente;
  • Apaixonou-se por Carol.

  • Voltou ao psiquiatra
  • Retomou o uso dos remédios.
  • Tenta ser uma pessoa melhor para estar com  Carol.
  • Os sintomas de Melvin diminuem significativamente   
  • Carol se apaixona por ele também.

ETAPA 2

O filme “Melhor Impossível”  mostra três personagens (Melvin, Simon e Carol), os mesmos mesclam-se nas suas fraquezas, nas suas forças e nas suas imensas capacidades.

Melvin sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Esse tipo de pessoa evita entrar em contato com seus sentimentos e emoções, ou seja, vivem como mortos vivos. Evitam sentir desejos, pois isso pode significar não ser aceito não quer sentir algo novo, quer continuar o que já é porque assim não precisa correr riscos. Neste tipo de estrutura a pessoa não suporta sentir culpa pelos erros e até pelos acertos. Melvin não gosta nem de fazer e nem de receber elogios. Evita sentir...tudo.

O que cura um obsessivo é quando ele ama, pois quando ama se desloca de tudo que é seu em função do outro. E é ai que Melvin vai se curando, pois vai se deixando envolver por Carol com seu jeito franco e cuidadoso dela para com ele, aceitando como ele é (esse é o ponto chave aceitar como ele é). Isso fica bem claro quando ele diz a ela: “Você me faz querer ser um homem melhor”.

Quando começa a se envolver por Carol os sentimentos são ambíguos se por um lado ele a repele com sua ironia e sarcasmo que é típico dessa estrutura psíquica por outro ele se condena por se deixar entrar em contato com alguém (é como se ele perdesse o seu controle). Sem que ele perceba vai mudando gradativamente seu cotidiano e suas atitudes em nome desse amor. Por este amor por Carol e pelo cachorro que ele chegou e levar no veterinário e passear na rua também se afeiçoa e cuida de seu vizinho que era homossexual e havia perdido tudo.

O filme apresenta várias cenas de Melvin nos seus rituais diários próprios da sintomatologia de TOC, dentre eles:

  • Trancar e destrancar a porta várias vezes, contando todas;
  • Ligar e desligar as luzes, na mesma contagem das trancas da porta (4 vezes);
  • Sempre estar calçado;
  • Comer sempre com talheres de plástico quando sai de casa , os leva consigo;
  • Sempre usa luvas;
  • Lava as mãos com água quente, trocando várias vezes o sabonete, como se fosse descartável;
  • Medo constante de ser contaminado, pelas pessoas na rua ou por qualquer outra coisa;
  • Não pisa em listras, anda na calçada, olhando atentamente para o chão;
  • Excesso de simetria e exatidão.

Melvin reconhece que suas obsessões são excessivas, inapropriadas e irracionais quando Carol o pergunta se ele sabe o quanto é inconveniente. Após se apaixonar por Carol, os sintomas de Melvin diminuem significativamente, ele diz que voltou a tomar os remédios e tenta ser uma pessoa melhor para estar com ela, Melvin passa a ser gentil, ainda com os comentários sarcásticos. A partir daí ele se esquece de trancar a porta, tira as luvas, pisa nas listras da calçada, por perceber que os seus comportamentos estavam interferindo em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com