TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  30/5/2015  •  Dissertação  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Danielle Inácio Chaves – Psicologia - 1º Período

“Pode-se dizer que Filosofia Antropológica é interpretação do ser humano. Interpretar a realidade para compreender o sentido do ser humano. A nossa disciplina procura pelo significado do ser humano. Muitos usam o ser humano em vez de compreendê-lo.”

De fato, percebe-se que o homem não consegue viver sozinho, pois ele necessita compartilhar sua existência com os demais sujeitos existentes no seu mundo.

O homem como todos os seres vivos é composto de alma, que entende-se como forma; E corpo que entende-se como matéria. A partir disso, pode-se entender que a Filosofia Antropológica busca estudar e entender o ser humano, uma vez que, o que é mais significativo é o conhecimento do homem em geral, e não do homem enquanto individualidade. O homem como ser pensante, se projeta para o futuro em busca do infinito, e é através do pensamento e do raciocínio que ele resgata o que já foi praticado, o que ficou no passado.

O que diferencia o homem dos animais são as formas de pensar e agir, pois sendo racional ele age de forma intencional e planejada, ou seja, tem plena consciência sobre seus atos. O ser humano tem a capacidade de compreender a si mesmo e as coisas que o rodeiam, consegue fazer a diferenciação entre tempo e espaço. Dessa forma, consegue-se perceber que ele é capaz de refletir antes de qualquer ação.

Portanto, vê-se que o ser humano busca sempre renovar e inovar sua existência tanto pessoal como coletiva, para transformar o mundo e transformar-se a si mesmo por meio de suas ações que o nomeia como um ser racional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com