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Antropologia

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

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1) É possível dizer que algum ser humano não tem cultura? Por quê?

Não, porque de alguma forma todo ser humano tem cultura. Seja em sua maneira de viver, em seus grupos, seu país.

2) Cite alguns usos que a palavra “cultura” pode assumir em nosso cotidiano.

Teatro, dança, livros, crença, cinema, distinção social, signo de sofisticação, alta escolaridade.

3) Como Roberto da Matta define “cultura” segundo a perspectiva antropológica?

Cultura é um mapa, um código através do qual as pessoas de um determinado grupo pensam, estudam, se classificam. É algo que está dentro e fora de cada um e nós.

4) Para Roberto da Matta, qual seria a base, o fundamento das diferentes configurações culturais?

As culturas são equivalentes a diferentes modos de sentir, pensar e atuar sobre o mundo e esses gêneros pode estar associado a certos segmentos sociais.

Todos temos um mesmo potencial de desenvolvimento cultural, mas cada cultura - a partir da sua história, das necessidades ou recursos ambientais que se apresentam - se desenvolve de uma maneira particular, aprofundando mais alguns aspectos e menos outros.

5) Se as culturas diferem entre si, por que devem ser tratadas como entidades iguais?

Porque todas têm valor entre si, nenhuma cultura é melhor ou pior que outra.

6) Segundo Marilena Chauí, em “O ideal científico”, o que representa a Ciência para a cultura ocidental?

A ciência é a confiança que a cultura ocidental depositou na razão como capacidade para conhecer a realidade.

7) Cite os seis aspectos sobre os quais a Ciência moderna foi fundada.

• Na distinção entre sujeito e objeto.

• Na idéia de métodos como um conjunto de regras, normas e procedimentos gerais.

• Conhecimento da verdade e exclusão do falso.

• Nas operações de análise e síntese.

• Na idéia de lei do fenômeno busca estabelecer leis universais e necessárias sobre seus objetos

• A lei científica define o que é o fato, fenômeno ou objetos construídos pelas operações científicas.

• Utilização de linguagem própria;

• Observação do objeto em laboratório.

8) Quando surge a Ciência Moderna, na figura das Ciências Naturais? E a discussão sobre a possibilidade das Ciências Humanas, de quando é?

A ciência moderna na figura de Ciências Naturais surge no século XVII e na Ciências Humanas no século XIX.

9) Quais as principais objeções feitas quanto à possibilidade de se produzir Ciências Humanas?

Como comprovar se o objeto de estudo é homem e ele não pode ser levado ao laboratório. Como observar um fenômeno humano em laboratório? Como criar leis universais para algo que é contingente, age com livre arbítrio, é subjetivo? Como alcançar completa objetividade se o objeto das ciências humanas é um outro sujeito?

10) Inicialmente, como se configuraram as Ciências Humanas para conquistar “respeitabilidade científica”?

Conquistaram a partir do estudo dos objetos, empregando conceitos, métodos e técnicas próprias das ciências naturais. Só depois construiu paradigmas próprios.

11) A partir dos textos e das discussões em aula, enuncie as principais características de cada uma das escolas antropológicas abaixo:

a) Evolucionismo social:

Procura construir uma história única da humanidade, a cultura vai evoluindo, o ponto de partida são as sociedades primitivas e o ponto de chegada são as sociedades européias. Predomina o trabalho de gabinete.

b) Funcionalismo ou Antropologia Social

Modelo de etnografia, ênfase ao trabalho em grupo, observação e sobre uma cultura e análise sincrônica. Toma a cultura como totalidade, procurando analisar como as instituições sociais mantêm a unidade e estabilidade da cultura

c) Antropologia

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