TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Sobre Abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista

Por:   •  6/11/2017  •  Seminário  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ALICE ROCHA JANHAQUE
ANDRESSA ALVES DE LUCENA
JESSICA CRISTINA AGOSTINHO DE PAULA
JHENIFER TALYTA DE PAIVA

PINÓQUIO AS AVESSAS

Reflexão Sobre Abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista.

CAMPINAS – SÃO PAULO
2017
[pic 2]

ALICE ROCHA JANHAQUE
ANDRESSA ALVES DE LUCENA
JESSICA CRISTINA AGOSTINHO DE PAULA
JHENIFER TALYTA DE PAIVA

PINÓQUIO AS AVESSAS

Reflexão sobre abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista.

Relatório final, entregue a Universidade UNIP, como parte das exigências para a obtenção do título de conclusão da matéria.

Campinas, 03 de Outubro de 2017.

________________________________________

Prof.ª Adriana Regina Marques de Souza Pelissari

[pic 3]

CAMPINAS – SÃO PAULO
2017
[pic 4]

SUMÁRIO

1. RESUMO..................................................................................................................4

  1. PALAVRAS CHAVES.............................................................................................5

2. ABORDAGEM TRADICIONAL.................................................................................6

2.1 ABORDAGENS COMPORTAMENTAL.................................................................8

2.2 ABORDAGEM HUMANISTA................................................................................10

2.3  CONCLUSÃO.....................................................................................................12

2.4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................13

  1. RESUMO

O livro Pinóquio as Avessas foi escrito pelo renomado escritor Rubem Alves.
Em seu livro deixa claro que este é um livro destinado as crianças, mas são os pais e professores que devem lê-la, onde ele relata vários episódios vividos em casa e no ambiente escolar.
Ele escreve este livro porque na verdadeira estória do Pinóquio as pessoas acreditam que para se tornarem crianças de verdade, é necessário passar primeiro pela escola.

A estória de Pinóquio as avessas trata-se também de uma critica sutil, onde o autor propõe, através do personagem do livro que é o Felipe, que a cultura da “nossa vida” pertence a um sistema pré-existente e que se alguém não seguir às regras deste, estará fadado ao fracasso.

Tudo que seu pai lhe ensinava se resumia em, crescer, aprender o que têm que se aprender na escola, passar no vestibular para ter uma boa profissão para que assim ele possa ter muito dinheiro e poder ter uma família e filhos.
Felipe, que é personagem central dessa estória, deixa seus sonhos de lado, que é ser um cuidador de pássaros, e passa a seguir a regras impostas pelo sistema pré-existente. Se tornando assim um profissional de sucesso, deixando seus pais orgulhosos, porém Felipe se sentia triste e não sabia porquê.
É importante ressaltar que o Rubem Alves não nega a eficácia da abordagem pedagógica tradicional. Ao mesmo tempo, a obra nos remete a ideia de que esta abordagem tradicional transmite um conhecimento modelado por pessoas do governo criando pessoas alienadas quanto ao próprio potencial. É notável também que quando o personagem principal dessa estória questiona o sistema, ele é respondido de forma comum, como se as pessoas ao seu redor estivessem programadas para agir daquela maneira inconscientemente.
O autor por sua vez sugere sutilmente, ao longo do texto, que a abordagem ideal seria a construtivista, conforme proposto por Piaget e Vygotsky. Essa abordagem
 permite que o professor forneça ao aluno estímulos necessários para evoluir naturalmente, a seu tempo, conforme suas vontades puras e habilidades natas
O término da estória leva-nos a crer que Felipe não se sentiu plenamente realizado no fim da vida, por não ter sido fiel aos interesses que faziam parte de sua essência.

No final das contas, nesta versão escrita por Rubem, nos mostra que as crianças muitas vezes são mais inteligentes do que pensamos, nos mostra que podemos e muito aprender com elas. E que nunca, jamais devemos menosprezar o conhecimento que a criança já tem adquirido em casa e na sociedade.
Nos mostra também que acima de tudo, nunca devemos deixar a criança que há dentro de nós morrer.


1.1 PALAVRAS CHAVES:

Família, sistema pré-existente, abordagem tradicional, abordagem construtivista.

  1. ABORDAGEM TRADICIONAL

A Abordagem Tradicional de ensino não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma pratica educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. Essa abordagem se destaca por ser muito rígida e centrada no professor, onde o aluno só escuta o que lhe é transmitido.

Essa abordagem é predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos países.

Nesta abordagem o adulto é visto como um ser já formado (acabado), e o aluno como um adulto em miniatura que precisa ser atualizado.

Na abordagem tradicional O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente a escutá-lo. A didática tradicional quase que poderia ser resumida em: “dar a lição” e “tomar a lição”.

Nessa abordagem, o aluno não tem a autonomia de expor o que pensa, a não ser que esteja dentro do conteúdo da aula, o aluno é visto como um mero expectador, e muitas vezes passam a se sentir oprimidos. O aluno só faz aquilo que é mandado ser feito.

A abordagem visa um método repetitivo, onde passe ano após ano o método de ensino sempre será os mesmo, mesma matéria, mesmo conteúdo. É o tipo de ensino onde todos entram diferentes, com pensamentos e ações diferentes, e saímos da escola todos iguais (padronizados), com o mesmo pensamento, do jeito que a sociedade espera que as crianças sejam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (686.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com