TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise comparativa Pinóquio as avessas

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 04

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................05

3 ANÁLISE ASSOCIATIVA - ABORDAGEM TRADICIONAL ..................................07

3.1 ABORDAGEM TRADICIONAL ...........................................................................08

4 ANÁLISE ASSOCIATIVA – ABORDAGEM  COMPORTAMENTAL ......................08

4.1 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ................................................................08

5 ANÁLISE ASSOCIATIVA – ABORDAGEM  HUMANISTA ....................................09

5.1 ABORDAGEM HUMANISTA ..............................................................................10

6 ANÁLISE ASSOCIATIVA - ABORDAGEM COGNITIVISTA .................................10

6.1. ABORDAGEM COGNITIVISTA ..........................................................................11

7 ANÁLISE ASSOCIATIVA – SÓCIO CULTURAL ...................................................11

7.1 ABORDAGEM SÓCIO CULTURAL ....................................................................12

8 CONCLUSÃO .........................................................................................................13

9 REFERÊNCIAS ......................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho propõe análise do livro Pinóquio às Avessas. Onde serão discutidas as abordagens comportamental, humanista, tradicional, cognitivista e sócio cultural. Essa análise nos faz levar em consideração a comparação entre as teorias psicológicas sobre a educação e a realidade em que a história é proposta no livro. 

Na visão tradicional a escola serve para apenas transferir conhecimento disciplinares, abordando conteúdos, tendo a necessidade de aplicar diversos exercícios entre outras provas para garantir que o aluno memorize todo o conteúdo. O Aluno então tem a função de receptor que é adquirir o máximo que conseguir. 

Na abordagem comportamental é uma pedagogia diretiva. Os professores e pais sendo os donos do saber, “Entendem sobre tudo”. E os alunos são passíveis. 

Segundo Skinner, uma pessoa inteligente é aquela que corresponde melhor o condicionamento, ou seja, manter um contexto histórico e desejáveis para uma determinada sociedade, assim visando eliminar comportamentos não aceitos. O aluno é moldado por estímulos externo, não deve participar das decisões finais, que são tomadas pelos professores. É necessário manter o comportamento do aluno, sendo que demonstre esforço, obtenha resultados razoáveis como notas em provas, e obtenha um diploma e se forme em uma universidade. Na Humanista segundo Rogers, tem como o centro o aluno que por sua vez é visado é valorizado. O objetivo real é atingir a vida acadêmica do aluno proporcionando o melhor resultado tanto na vida acadêmica e também no que o aluno espera, sendo assim, o objetivo concreto da abordagem humanista é atribuir valor a infância e juventude, e levar em consideração as diferenças da vida adulta. É realizar interação com o meio, o professor não apenas dirigi ordens, conteúdos e normas, mas realiza um processo natural para que isso aconteça de uma forma boa

Na cognitivista a aprendizagem é considerada como uma construção continua (ativo) ao contrário da tradicional que aborda o aluno como um receptor (passivo).

Temos duas fases na abordagem cognitivista, o período exógeno, (fase da Constatação, copia) e o período endógeno (fase da compreensão das relações), é uma abordagem que pressupõe uma abstração, (fase endógena) onde o aluno irá aprender através dos seus próprios questionamentos, sendo assim ensinando a criança a observar, tornando-a em uma abordagem totalmente interacionista.

(MIZUKAMI, M. G. Nicoletti1, p. 1, 2, 3)

(http://didatics.com.br/index.php/psicologia/behaviorismo/frederic-skinner/behaviorismo-1-metodologico-e-radical).

2 DESENVOLVIMENTO

Teorias de Aprendizagem

Para os seres humanos se desenvolverem é necessário aprender coisas novas a todo o momento. Sejam habilidades motoras, idiomas ou cálculos matemáticos: todos possuem seus próprios métodos para processar a informação transformá-la em conhecimento.

Investigar, analisar e sistematizar estes métodos é a tarefa da área da psicologia denominada psicologia da educação. Esta área é a responsável por pesquisar sobre as teorias da aprendizagem, que abordam a desenvolvimento cognitivo humano por diferentes pontos de vista.

O que são teorias de aprendizagem:

Teorias de aprendizagem são os estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano.

Esta área de investigação remonta à Grécia Antiga. Neste período, o processo pelo qual uma pessoa adquire conhecimento já era tema de investigação dos filósofos gregos. Entretanto, a área de estudo ganhou destaque a partir do século XX, quando o advento da psicologia.

O principal fator que diferencia uma teoria de outra é o ponto de vista sob o qual cada uma trabalha. Existem as teorias que abordam a aprendizagem a partir do comportamento, outras a partir do aspecto humano ou, ainda, aquelas que consideram apenas a capacidade cognitiva de cada um.

Como o campo da investigação do conhecimento humano é bastante vasto, algumas teorias obtiveram destaque ao longo do século, servindo como base teórica para os estudos nesta área.

As principais teorias da aprendizagem são


Tradicional: Abordagem a qual o aluno é visto apenas como um vaso receptor, abordagem diretiva, o professor é diretamente o difusor e avaliador do conteúdo armazenado e organizado pelo órgão receptor, tal abordagem teve seu surgimento em meados do séc, IX, como uma tendência liberal. “O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar as dificuldades e conquistar um lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar um ensina mais profissionalizante. ” (GÔNGORA. 1985, p. 23).
Humanista : Essa abordagem se dá total direcionamento ao aluno, assim o trazendo como figura central do desenvolvimento, é uma abordagem interacionista, onde o próprio aluna é difusor e desenvolvedor do conteúdo abordado, essa escola tem seu surgimento em meados do séc XX pelo seu primeiro teórico
Abraham Maslow.O indivíduo possui possibilidades inimagináveis de compreender-se de modificar os conceitos que tem de si-mesmo, suas posturas e seu comportamento; esse potencial pode ser liberado se a pessoa puder ser trazida a uma situação caracterizada por um clima favorável para o desenvolvimento psíquico". (Bühler, Charlotte & Allen, Melanie (1987): Einführung in die humanistische Psychologie. Ullstein. ISBN3-548-39053-6)
Comportamental: Essa abordagem nos traz uma figura de aprendizagem de forma ordenativa, onde o professor tem total controle dos conteúdos abordados, difundindo-os através de reforços e/ou punições, tal figura de aprendizagem teve seu surgimento em meados do séc. IXX através do Behaviorismo Radical proposto por Skinner e sua “caixa de aprender ”Cognitivista: Uma abordagem “cognitivista” implica, dentre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas os de fatores que são externos ao aluno. Este tipo de abordagem é principalmente interacionista. Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando os alunos a observar. A escola deveria dar a qualquer aluno a possibilidade de aprender por si próprio. Uma escola coerente a este tipo de abordagem deverá oferecer às crianças liberdade de ação.

(
https://pedagogiaaopedaletra.com/abordagem-cognitiva/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (379 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com