TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Intensidades

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 15

                               [pic 1][pic 2]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

 

ANÁLISE DE INTENSIDADES

                                                           

Sorocaba

2016

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

             

ANÁLISE DE INTENSIDADES

Trabalho de análise apresentado à disciplina de desdobramentos de Teorias psicanalíticas.

Sorocaba

2016

sumário[pic 3][pic 4]

 INTRODUÇÃO4

  1. FERRAMENTAS DE ANÁLISE  5
  1. Conceitos...............................................................................................6
  1. BREVE RESUMOS DOS FILMES8
  1. NISE . O coração da loucura........................................................... ....8
  2.  Sonhos de Akira Kurosawa..................................................................9
  1. ANALOGIAS .....11  
  1. NISE – O coração da loucura..............................................................11
  2. . Sonhos de Akira Kurosawa...............................................................12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................14
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................15

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho consiste na análise de dois filmes e através do conteúdo estudado até agora, entender o que há por trás deles, tendo em vista uma base psicanalítica e visando principalmente as intensidades que são colocadas no filme “Nise” e o filme “Sonhos, Akira Kurosawa”.  O presente trabalho trará uma melhor compreensão de alguns conceitos estudados no semestre, como projeção, cisão, introjeção, fantasia, intensidades e assim, analisar aspectos psicológicos que envolvem o filme. Faz-se pensar a importância da psicanálise em toda sua complexidade junto a diferentes filmes ou obras.

        Podemos destacar que em todo o trabalho buscamos evidenciar os aspectos psicanalíticos e as visões humanizadas dos personagens principais dos filmes, no filme da Nise podemos dizer que é uma obra que mostra e nos inspira um excelente trabalho humanizador de uma profissional de saúde , diferente do filme dos sonhos de Akira, que nos mostra uma pesquisa de seus próprios sonhos e que serviu de base e de estudo para que possamos nos questionar a respeito de nosso mundo interno, nossas pulsões e verificar elementos de nossa vida hoje que fazem analogia com a teoria psicanalítica de muitos anos atrás.

  1. FERRAMENTAS DE ANÁLISE

      Para que pudéssemos elaborar o presente trabalho utilizamos os conceitos da teoria psicanalítica abordados no decorrer do bimestre e plausivelmente discutidos em sala de aula na matéria de desdobramento da teoria psicanalítica, ministrada pelo professor Wilson Klain que nos orientou para que pudéssemos elaborá-lo.

 Os conceitos utilizados foram: Introjeção, projeção, fantasias, cisão e sonhos. Introjeção e Projeção são dois conceitos que podem ser explicados como  modos de defesa do psiquismo humano. A introjeção é uma defesa contra as insatisfações do mundo externo, o que não se pode obter no mundo exterior é então introjetado para a satisfação do mundo interno,porém estes objetos introjetados nunca serão copias fieis dos objetos externos e sim, objetos deformados por projeções dos sentimentos do individuo e de suas pulsões, assim pode-se dizer que a introjeção é um mecanismo de defesa essencial para nosso psiquismo, já que ela permite a formação do ego e superego. o conceito de projeção é algo que esta presente em nossas vidas e ocorre em todos os momentos, é extremamente importante pois ela contribui para a identificação do que sou eu e do que não sou eu, está ligada a pulsão de morte,sendo assim a projeção neutraliza essa pulsão, ou seja expulsa-a para fora do individuo não sentindo mais esta ameaça. Experimentamos tudo o que é prazeroso como pertencente a nós mesmo e tudo que for desprazeroso como não pertencente ao nosso si mesmo. O que é perigo interior é tornado então como exterior.

        O conceito de fantasia é de grande importância e podemos dizer que a realidade psiquiquica e a realidade concreta são entendidas como laços, pois a psiquiaca é a maneira como lidamos com a realidade do mundo exterior, não tem como lidar com o concreto sem passar pela realidade psiquiquica. A fantasia é a maneira como o sujeito se apresenta diante do que lhe falta, ou seja o objeto. Não é  algo imaginativa e sim como que eu vou atrás daquilo que me falta e como o que me fala não esta em mim, maneira como eu sempre vou ao outro, levando consigo o espaço que tem entre objeto e sujeito. Cisão, ou clivagem do objeto ou então splitting do objeto é também outro mecanismo de defesa, sendo um mecanismo de defesa do ego, mecanismo de defasa mais primitivo contra a ansiedade. A cisão, precede e determina o tipo de repressão que fará, o objeto que  é alvo das pulsões eróticas e destrutivas cinde-se sendo  bom ou mau, estes então terão destinos interdependentes nas introjeções e projeções, além de um mecanismo de defesa podemos considerar que é um modo do sujeito lidar com a sua realidade externa. Freud sempre deu uma grande importância em relação aos sonhos, para a teoria psicanalítica o inconsciente funciona como um armazenamento dos materiais recalcados, deste modo, todo conteúdo que é recalcado não consegue alcançar a consciência, e é somente a através dos sonhos que o material recalcado consegue passar a consciência. O material que é visto nos sonhos é algo que é desejados e o sujeito pode gozar do prazer sem preconceito ou censura da sociedade, chama-se de sonho manifesto a experiência consciente durante o sono e de latente aquilo que ameaça acordar o sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com