TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme "Os seus, os meus, os nossos"

Por:   •  16/5/2020  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

1)       Que tipo de configuração familiar é apresentado no filme ( no inicio e no final)  e quais aspectos devem ser levados em conta para o casal estar saudável nesta nova etapa dentro da perspectiva sistêmica? No início do filme ambas as famílias são mono parentais por possuírem apenas um cônjuge que seria o cuidador, ambos viúvos. No final do filme a família acaba assumindo um novo caráter e configuração com a figura dos dois cônjuges presentes, pai e mãe. Para o casal estar saudável ele necessita ter seu próprio espaço, combinações de casal, limites e respeito com o novo indivíduo que estão conhecendo, usufruindo de intimidade e cumplicidade. O que só se é conquistado no final do filme quando eles realmente se conhecem no cotidiano da vida e se casam com uma cerimônia real e aberta aos demais membros da família.

 2)       Comente duas dificuldades das famílias recasadas, segundo a abordagem sistêmica, exemplificando com o filme. As configurações familiares são dois pólos extremos, uma com um pai militar regrado que leva os 8 filhos na linha, e outra família com uma mãe artista que valoriza a comunicação e a liberdade de expressão de todos os membros, a primeira dificuldade é a da organização familiar, e a segunda é  a resolução de problemas, enquanto uma família o pai vai para o lado punitivo, a mãe puxa para o lado da conversa.

 3)       Relacione os seguintes conceitos entre si, usando o filme assistido como exemplo : configuração familiar, saúde emocional dos membros da familia, qualidade das relações. Configuração familiar é como a família se apresenta, se é monoparental, se possui dois cônjuges, se tem um cônjuge e uma cuidadora ou cuidador a mais, qual o papel de hierarquia e como ele se apresenta.

Saúde emocional dos membros da família – no filme trata da insatisfação das duas famílias por serem forçadas a se relacionar com pessoas de personalidade e criação muito diferente da sua família de origem, gerando raiva por não possuírem mais “liberdade” de um lado e de outro gerando raiva pelo desleixo e falta de cuidado com o tempo, organização e regras.

A qualidade das relações se tem a partir do reconhecimento do outro como um indivíduo diferente, com desejos, aspirações, talentos e práticas, se tem a partir da aceitação do papel de cada um e do reconhecimento do seu próprio papel dentro da família.

 4)       A família apresentada no filme traz o convívio com filhos adolescentes e filhos ainda pequenos. Nestas duas etapas do ciclo vital existem tarefas importantes e mudanças nos papeis dos pais de uma etapa para a outra. Comente sobre o papel dos pais numa família em que coexiste filhos pequenos e adolescentes em termos de estilos parentais e formas de lidar com estas diferentes idades. A família que possui filhos pequenos é uma família que exige um olhar mais atento e cuidadoso com os membros, pois sabem que ainda não se tem uma independência, nem emocional – como é mostrada na cena em que as crianças vão dormir na cama dos pais – nem financeira como é tratada em várias cenas como a do supermercado onde o pai delega setores e tarefas para cada grupo de filhos. A família com adolescentes também é retratada no filme por coexistir diversas faixas etárias, mas em especial no papel de hierarquia com os mais velhos sendo mais responsáveis, sendo responsáveis pelos irmãos mais novos, ensaiarem a entrada na universidade, um desejo de colocação social e reconhecimento pelo outro, e desejo de independência e preparação para o mundo – uma cena que mostra a maturidade dos mais velhos é ver eles velejando sozinhos atrás do navio do pai, de forma unida, respeitando a hierarquia do capitão que é o irmão mais velho naquele caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com