TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Rockteman

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho consiste numa análise acerca do filme/biografia da vida do cantor Elton John, a obra se estrutura como um exercício de autoanálise do lendário músico inglês, começa com John adentrando um grupo de apoio com uma de suas mais extravagantes fantasias, até que, aos poucos, revela-se um sujeito mentalmente desadaptado, refém dos vícios em compras, drogas, sexo e álcool. A biografia em momento algum tenta minimizar ou esconder o que permeia, a mente do pianista. O longa se passa em flashback, diante da voz de próprio Elton John descrevendo a sua história, desde a infância. Isso permite que o filme seja quase que autobiográfico dentro da sua narrativa. Assim, acompanhamos um ser humano que precisa compreender a si mesmo para, então, encontrar seu caminho.

Ao perceber sua versão mirim e, ao persegui-la, começa a refazer os passos de sua juventude para se entender e, finalmente, aceitar. Desde o começo do filme mostra que teve sua sexualidade reprimida e rejeitada pelos pais, mostrado por exemplo, na cena, que seu pai o proíbe de folhear um livro com imagens de vestidos por ser algo de “garotinhas”. A relação com seus pais é motivação síntese da história do artista, no filme explicita que o casamento dos pais só aconteceu devido a gravidez, esse tipo de motivo gera uma marca na criança, que mais tarde, com o divórcio dos pais, sua mãe o culpa, sendo esse um belo combustível para a tristeza e escapismo do artista. E com isso o longa mostra o quão importante e terapêutico é a música e explora a força artística que ele tem, que usa esses momentos de fantasia, geralmente aliados às canções do longa, como fuga do pequeno inferno pessoal de Elton John.

Nos momentos em que sua carreira está em ascensão, ela acaba sendo sucedidos por momentos nos quais o cantor surge confuso, como marcando a crescente desorientação e isolamento que se intensificam. Percebe-se também, que em dado momento, quando acompanhamos Elton no grupo de terapia, não vemos mais o personagem removendo as peças de sua fantasia, e sim fechando um casaco, como se buscasse se preservar, se proteger mostrando que aquele era um período de maior fragilidade psicológica do personagem. O filme reconhece como as cicatrizes e fracassos que ele vivenciou, o constituíram o artista que ele é, são marcas que, por mais que sejam doloridas, basearam a trajetória do artista.

O longa, consegue, portanto, estabelecer com calma todos os conflitos da infância de seu protagonista, para que possamos, então, compreender como cada um deles reflete nos problemas enfrentados pelo artista ao longo da vida. Ele vai fundo nos medos, anseios, traumas, realizações e conflitos da carreira do artista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com