TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: “As Garotas do Calendário”

Por:   •  11/9/2017  •  Resenha  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE MACAPÁ – FAMA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

ALUNOS: Adriane da Silva Lobato

              Ivo Matheus Camarão da Silva

7° Termo – Manhã

Análise do filme: “As Garotas do Calendário”

(“Calendar Girls”, Nigel Cole, Harbour Pictures, 2003)

A trama se inicia com uma reunião do WI (Women’s Institute) do mês de janeiro com uma palestra de pouca relevância na história do filme, e passam os meses com mais palestras pouco interessantes. Até que Annie (Julie Walters) e Chris (Helen Mirren), grandes amigas, resolvem convidar John, o marido de Annie, para dar uma palestra no WI, pois qualquer assunto abordado por ele lá, seria mais interessante que qualquer outro assunto. O Woman’s Institute tem entre seus principais objetivos poder proporcionar oportunidades de aprendizado e a chance de desenvolver novas habilidades, permitindo que a mulheres que participam do instituto participem de uma ampla variedade de atividades.

 Diehl (1999) quanto a participação e interesse de idosos em novas atividades sociais, diz que:

Na velhice, eventos críticos de baixa controlabilidade estão geralmente relacionados a eventos de perdas e a déficits que acompanham o processo normal de envelhecimento. Mesmo diante de tais perdas, muitos idosos conseguem manter um nível elevado de autoestima, bem-estar subjetivo e senso de domínio.

Adultos de meia-idade e idosos que estão enfrentando perdas relacionadas à idade (mudanças na saúde, perda de pessoas amadas) apresentam um grau considerável de estabilidade.

(Baltes e Smith, 2004) reiteram sobre os eventos normativos e as diferenças de idades comentando que:

Para entender semelhanças e diferenças no desenvolvimento, precisamos olhar para dois tipos de influências normativas: eventos biológicos ou ambientais que afetam muitas pessoas, ou a maioria delas, em uma sociedade, e eventos que atingem apenas certos indivíduos

Muitas das senhoras que participam do instituto, já estão aposentadas, e tem como motivo para participar do movimento o fator aposentadoria, além de outras perdas significativas como a saída dos filhos de casa, ou não poder exercer mais determinada função por algum tipo de incapacidade, por exemplo, o que é um evento normativo na meia-idade e velhice.

Após curto período, John, marido de Annie descobre que está com câncer, e inicia o tratamento de quimioterapia, pouco depois, vem a falecer, sem ao menos ter tido tempo de dar a palestra no WI. Como de praxe, naquele ano, as senhoras do WI precisavam fazer um calendário para o instituto. Chris então propõe um calendário com doze membros do instituo, após contar para apenas uma pequena parte do grupo de mulheres, que logo após entender a ideia, de certo modo, passam a se oferecer a participar da ideia arriscada, de participar de um calendário de mulheres nuas, ideia que surgiu após ver um em uma oficina de bicicletas. A proposta, era obter, com as vendas dos calendários, dinheiro suficiente para a compra de um sofá para substituir o atual na sala de espera do hospital onde John havia morrido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com