TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme "A garota dinamarquesa"

Por:   •  15/11/2018  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Análise do filme “A Garota Dinamarquesa”

Goiânia - GO

2018

INTRODUÇÃO

O filme, embasado em fatos reais, conta a história de Einar e Gerda, um casal de artistas de Copenhage em 1926. Gerda decide vestir o marido de mulher para pintá-lo, Einar passa a mudar a sua aparência e se transformar em mulher. Logo depois, decide fazer uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para se tornar de fato Lili Elbe (“personagem” criada por sua esposa).

O objetivo desse trabalho é identificar, dentro da história do filme, traços das abordagens psicanálise e behaviorismo.

PSICANÁLISE

Para Freud, o inconsciente é onde estão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, as pulsões e os instintos. Podemos afirmar que Einar, em seu inconsciente, já havia o desejo por se vestir e “transformar-se” em mulher, porém esse desejo foi reprimido. A repressão é um mecanismo de defesa que coloca os pensamentos incômodos em áreas relativamente inacessíveis do inconsciente.

Assim, na situação em que ele beijou um outro garoto em sua infância e seu pai o repreendeu, o desejo ali foi reprimido justamente porque Einar não conseguia lidar com o que sentia e sendo esse sentimento colocado como errado, seu mecanismo de defesa entrou em ação.

Porém, ao ter contato com as roupas femininas houve um insight (capacidade de entender verdades escondidas). Segundo Menninger e Holzman, a aquisição de insight faz recuar a barreira da repressão e dilata a área de autognose (estudo ou apreciação de si próprio). Ou seja, Einar não se tornou transgênero, mas esse desejo (através do insight) precisou ser tirado da repressão.

No desenvolvimento da análise, a "barreira da repressão" será repetidamente abordada e "cada vez mais penetrada para a recuperação do material esquecido" (Menninger e Holzman, 1982 [1973], p.151). A medida que o pintor se vestia mais como Lili, a “barreira da repressão” era cada vez mais abordada.

BEHAVIORISMO

Einar relata a cena de um beijo entre ele e outro menino quando ainda era criança, logo depois seu pai o repreende. Podemos identificar nessa situação o uso da punição negativa do condicionamento operante de Skinner, pois a repreensão foi utilizada para que o comportamento não acontecesse mais.

Partindo da mesma ideia do condicionamento operante, após Einar ser condicionado a vestir-se de mulher, sua esposa o incentiva e ao decorrer da história, o incentivo só aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com