TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme “O último beijo”

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do filme “O último beijo”

O filme conta a história de quatro amigos que estão na faixa de uns 30 anos e se encontram naquela porta de entrada para a vida adulta, são os chamados “jovens adultos”. O primeiro deles e onde o filme foca principalmente é o personagem de Carlo, que acaba de saber que Giulia, a namorada com quem vive junto há três anos, está grávida. Mas algo inesperado acontece num evento posterior, numa festa de casamento, de um também amigo dos personagens principais, que pouco aparece na história, Carlo leva uma cantada de uma linda estudante de 18 anos e passa daí então a questionar sua relação. Seus melhores amigos são: Adriano, que tem um lindo bebê em casa, porém reclama que sua mulher não quer saber de sexo há seis meses, e está prestes a se separar; Paolo, que não consegue esquecer a ex-namorada que ele mesmo dispensou e agora está saindo com outro; e Alberto, um típico garanhão que não quer saber de compromisso sério e a cada noite leva uma mulher diferente pra cama.

O filme tem como ponto positivo não fazer julgamento de valores. Se o casamento de Adriano já era, pelo fato dele negligenciar a paternidade e sua mulher está muito ligada ao bebê e Carlo sente falta das “aventuras” que a vida de solteiro pode proporcionar, demonstrando assim que não está pronto para as responsabilidades da vida adulta, o amigo deles que acabou de casar parece bem seguro de que o casamento é o caminho para a felicidade. Por outro lado, Alberto também parece feliz com sua vida descompromissada, sem nenhum vínculo com qualquer mulher, trocando de parceira a cada dia. Vendo assim, parece um filme comum que conta histórias engraçadas e romantizadas, mas, no entanto, o interesse principal está na faixa etária dos personagens, onde mostra um certo conflito e como eles se encontram confusos com os rumos que suas vidas devem ou estão a tomar.

E é a partir desse ponto que tentaremos analisar.  Talvez, o problema maior do homem de 30, seja querer viver, ao mesmo tempo, um pouco como Alberto, um pouco como Carlo, e um pouco como o amigo bem casado deles. Porém a vida nos impõe a ter que fazer escolhas, que nem sempre podem ser as certas. E nesse contexto aparece o personagem do Paolo que demonstra não saber ou não querer tomar decisões mais firmes, o que dá a ele um ar de infantilidade e adolescência. Ao mesmo tempo, em que se tomam resoluções, como saber se aquela escolha e o que ficou para trás é que era o certo se você não tiver uma segunda chance para experimentá-lo? Muitas vezes o que resta são só os fantasmas e por isso de tanto conflito consigo mesmo.

O interessante do filme é realmente mostrar essa transição para o mundo adulto. Nesta fase, a pessoa já tem sua própria identidade pessoal e quando constituído está preparado para um vínculo com as demais pessoas. O adulto jovem já está preparado e capacitado para enfrentar os medos e encarar novas etapas, por exemplo, solidariedade aos amigos, união sexual, intimidade entre o casal, etc. É comum, nesta fase o jovem adulto procurar incessantemente quebrar os laços psicológicos, escolher a sua profissão/carreira, começar a trabalhar, arranjar parceiro para uma experiência afetiva, saber gerir as suas coisas, o seu tempo e definir objetivos e ajustar-se à sua própria vida. As transições sociais desenvolvimentistas ocorrem a um nível mais profundo. É durante este período, que as pessoas geralmente se envolvem na carreira, no casamento e na família. Durante a idade adulta jovem, o jovem deixa a sua família e entra no mundo adulto. As pessoas fazem e desfazem as escolhas de carreiras durante a fase inicial da idade adulta, até acabarem por conseguir realizar as suas decisões a longo prazo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com