TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme zootopia

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ GOIÁS

Gabriella Santos Gonçalves

Trabalho de Psicologia Social II

Análise do filme ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO

Goiânia - Goiás

2019

Gabriella Santos Gonçalves

Trabalho de Psicologia Social II

Análise do filme ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO

Trabalho de Psicologia Social II, apresentado a Faculdade Estácio de Sá Goiás, como parte das exigências para a obtenção da aprovação na matéria.

Estação Rodoviária, 12 de abril de 2019.

                                                            Henrique Batista Almeida

________________________________________

Professor de Psicologia Social II - SDE0163


                                                       Henrique Batista Almeida

________________________________________

Professor de Psicologia Social II - SDE0163


Análise do filme ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO

A psicologia Sócio Histórica estuda e investiga como é dada e desenvolvida a ideologia no contexto sociocultural. Sabemos que através do aparecimento dos instrumentos e da linguagem a sociedade comum foi capaz de desenvolver um psiquismo com uma estrutura psíquica apta de memória, pensamento, percepção e atenção. É através dessa estrutura complexa que nós adquirimos nossas representações simbólicas e ideias quanto a nós mesmos e ao meio em que vivemos.  

Será investigado como se estabelecem as relações interindividuais e intergrupais da sociedade de Zootopia na construção da consciência de ideologia.

IDEOLOGIA DE ZOOTOPIA

  Como seres históricos, a população do filme consegue superar a ideia primitiva de que as presas e os predadores são seres rivais. Ao atingirem essa racionalidade todas as espécies começam a conviver e trabalhar juntos socialmente, como é o caso do prefeito (leão) e a vice-prefeita (ovelha) de Zootopia.  

  Por Zootopia ser composta de animais antropomórficos, a maneira de pensar é mecanicista, toda população da cidade procura seguir parte de um padrão onde as representações das ideias matérias foram construídas através de um caráter sócio histórico e cultural. A ideologia de cada personagem do filme e de Zootopia foi adquirida por suas experiências vividas por meio da subjetividade interna e objetiva através da internalização das produções dos signos no desenvolvimento social, biológico, histórico, e cultural que transformam a estrutura psíquica complexa.

  Zootopia é a capital da cidade que propõe que todos os animais se libertem da ideologia acerca de sua espécie, trazendo assim um ideal de que todos podem ser o que quiserem, sem perder a harmonia entre as espécies.

  Judy, a protagonista de Zootopia, uma coelha que vai em busca da causa e efeito através do meio social. Ela rompe com as tradições de que um coelho deve ser um plantador de cenouras e se torna a primeira policial coelha de seu mundo, superando a neutralidade, o positivismo e a ideologia do contexto histórico do filme.

QUEM SILENCIA ZOOTOPIA?

Prefeito de Zootopia (LEÃO):

  Dentro da regra da competência o prefeito Leãonardo era o responsável pelas normas prévias que decidiram a respeito da situação dos 15 animais desaparecidos e consequentemente da prisão dos mesmos que foram encontrados em um hospital.

  Quando o prefeito diz para o doutor que estava cuidando do caso que ninguém poderia saber sobre os animais que estavam enjaulados ou sobre o possível fato por eles terem se tornado selvagens, fez a exclusão da sociedade geral do circuito de comunicação e de informação de Zootopia, para que seus eleitores não perdessem a fé nos predadores.

  É utilizada da burocracia estatal que, por intermédio dos ministérios e das secretarias de justiça, legisla, regulamenta e controla o trabalho policial. Quando o prefeito faz um discurso de poder pronunciando sobre o Programa de Inclusão dos Mamíferos da Prefeitura sem dar voz ao departamento de polícia de Zootopia sobre a entrada de Judy uma presa e não uma predadora, ele silencia quem de fato tem experiência e que de fato entende como a área de trabalho funciona. Podemos confirmar isso na seguinte frase do chefe Bogo quando Judy diz que não quer ser guarda de transito: “Você acha que alguém perguntou o que eu queria quando te colocaram sob minha guarda?” (HOWARDo;MOORE, 2016, Walt Disney Animation Studios).

Chefe do Departamento do DPZ (BUFALO):

  Por sua ideologia de produção, ele não acredita que a recém-chegada em seu departamento poderá contribuir de maneira produtiva, portanto ele encontra no sistema de autoridade do poder que possui como chefe do departamento do DPZ e define a finalidade, o conteúdo e a forma como a coelhinha trabalharia dentro de seu departamento. Desta maneira ele a silencia e a obriga a exercer o papel de guarda de transito mesmo que a função de um oficial da polícia seja outra naquele contexto, como por exemplo, solucionar o caso de desaparecimento dos 14 predadores desaparecidos, variando do grande urso polar a pequenina lontra.

  Quando Judy Hopps encontra a oportunidade de finalmente mostrar para seu chefe que poderia ser muito mais que uma guarda de transito acaba sendo punida e silenciada por má conduta policial por Bogo por ter frustrado a organização, administração e o planejamento que o DPZ que tem por ideologia de sistema de regras, normas e preceitos, seus próprios princípios acerca do ato entre solucionar um caso de roubo, segurança e pânico, além da questão do abandono de posto que a coelhinha cometeu.

Vice-prefeita de Zootopia (OVELHA):

  Sendo uma presa, a vilã do filme tenta segregar completamente os predadores da sociedade. Bellwether, confessa que as presas com medo dos predadores a manteria no poder. Em uma de suas falas ela diz “Medo sempre funciona, e eu vou dar um tiro em cada predador da cidade pra manter isso.”  (HOWARDo;MOORE, 2016, Walt Disney Animation Studios).

 Seu interesse em extinguir os predadores de Zootopia foi para que ela mesma pudesse suprir seus desejos heterogêneos quanto a sua ideologia, e assim administrar sozinha a cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com