TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do livro Pinóquio as Avessas de Rubens Alves

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

1. Resumo

Trata-se de uma obra que conta a estória de Felipe um garotinho cheio de sonhos e questionamentos que se vê impedido de usar sua criatividade, curiosidade e imaginação em seu processo de aprendizagem e descobertas ao se deparar com a deficiência do método de ensino tradicional que é utilizado em sua escola, também chamado de pedagogia diretiva, onde o professor é o centro de todo o processo pedagógico.

Pelo percurso de vida do personagem, vemos que o sistema educacional e o modelo de mercado de trabalho fizeram com que nosso protagonista abandonasse seus hobbies de criança por matérias escolares necessários para ter êxito no vestibular, limitando assim sua criatividade e escolhas.

O ponto principal do livro é combater o método de ensino tradicional ou pedagogia diretiva, que vê o aluno como uma folha em branco, um receptor passivo, onde não lhe é permitido pensar além do conteúdo predefinido, muito menos questionar, “devemos moldar as crianças para que aprendam de forma correta”.

2. Análise

O livro mostra claramente que o método educacional utilizado é ultrapassado, limitando assim o aluno, sua criatividade e espontaneidade em seu processo de aprendizagem, fazendo com que o conteúdo não ultrapasse o que está planejado pelo sistema governamental. Dessa forma, o autor deixa claro que, mesmo tendo sucesso profissional e financeiro, Felipe não é completamente realizado pelas escolhas que fora induzido a fazer para se enquadrar no parâmetro de um homem bem sucedido.

O autor demonstra saber da existência de outros métodos de ensino, onde cada aluno caminha no próprio ritmo de aprendizado, fazendo uma metáfora com o ensino construtivista, onde sita uma corrida, em que cada corredor começa num ponto da pista, cada um corre o quanto aguenta, mas, no fim, todos são recompensados.

Outra crítica que podemos observar no livro é a de que a escola nos põe numa espécie de cabresto. Não devemos questionar o que não deve ser questionado, apenas devemos fazer perguntas que nos ajude no entendimento da matéria em proposta, devemos aceitar e conviver com o que nos é imposto, sem almejar mudanças, pois devemos seguir o que foi definido pelo sistema educacional, ou não seremos "ninguém na vida".

3. Conclusão

Conclui-se que, a obra em si é uma crítica ao sistema educacional tradicional ou diretivo, que ao invés de formar pensadores, formam-se robôs que não podem sair de um padrão pré-estabelecido. Contém também uma crítica menor às histórias infantis mais antigas, como "Pinóquio" e a fábula "A Cigarra e a Formiga" ambas tendo o mesmo sentido de que devemos entrar nos moldes da sociedade, ou seremos punidos.

Entretanto, o autor deixa sua observação sobre o método educacional, que pra ele seria o ideal, o ensino construtivista, que é visto por ele como a “salvação” para a educação infanto-juvenil.

Bibliografia

Alves, R. (2005). Pinóquio às avessas. São Paulo: Mauricio de Souza.

Lobato, M. (s.d.). A cigarra e a formiga. Brasiliense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com