TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pinóquio às Avessas, Rubens Alves

Por:   •  9/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

KAREN LAYSSA RIBEIRO DE ALMEIDA

LARISSA DOS SANTOS SILVA

ISABELLA SOARES MOMBERG DE MEDEIROS

 

REFLEXÃO CRÍTICA

Pinóquio às Avessas, Rubens Alves

SOROCABA

2018

SUMÁRIO

REFLEXÃO CRÍTICA        3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        4



REFLEXÃO CRÍTICA

O livro Pinóquio às Avessas de Rubem Alves¹ possui uma intertextualidade da história original do Pinóquio, escrito por Carlo Collodi² em que o personagem principal (Pinóquio) é um boneco de madeira que deseja se transformar em um menino real (pessoa humana), porém para isso ele deve se comportar como tal, ou seja, frequentar a escola e não brincar ou se divertir. No contexto da estória de Alves o Pinóquio é um menino, chamado Felipe e frequenta a escola, onde o sistema de ensino lhe transformará em um boneco, sem autonomia.

Felipe iniciou na educação e demonstrava curiosidades diversas, elaborava perguntas, mas gostava de um assunto particular, os pássaros. Seu pai e sua professora acreditavam que ele deveria focar nos estudos da escola, para ter notas boas nas provas, passar de ano e posteriormente ser aprovado no vestibular e “ser” uma profissão. Saviani⁴ destaca o que o homem é, é-o pelo trabalho, ou seja, somos conhecidos pela profissão que exercemos e não pelo nome, não são Maria, José, Ana, mas são médicas, dentistas, professores, etc.

Conforme foi pressionado a crer que estava errado, deixou para trás aquela vontade de aprender sobre os pássaros e decidiu seguir as orientações recebidas. Estudou, se formou, tornou-se um profissional de sucesso, mas sentia-se triste e não sabia o porquê. O término da estória leva a crer que ele não se sentiu plenamente realizado no fim da vida, por não ter sido fiel aos interesses que faziam parte de sua essência.

Ao longo da estória percebemos uma abordagem tradicional no ensino das escolas, onde o aluno é considerado uma tabula rasa, um adulto em miniatura que precisa ser disciplinado, recebendo conhecimento acumulado. De acordo com Mizukami³ esse tipo de ensino volta-se ao externo do aluno: o programa, as disciplinas, o professor. E o aluno apenas executa essas prescrições.

A relação do aluno com o professor é vertical


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. ALVES, Rubem. Pinóquio às avessas. Verus Editora, 2010.
  2. COLLODI, Carlo. Pinóquio. L&PM Pocket.
  3. MIZUKAMI, M. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.
  4. SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com