TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem número De Aprendizes Equivalente A Cinco Por Cento, No mínimo, E Quinze Por Cento

Ensaios: Aprendizagem número De Aprendizes Equivalente A Cinco Por Cento, No mínimo, E Quinze Por Cento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Para Mitsuko (1998), os problemas que o Brasil enfrentava no século XIX tenderam, com a virada do século, a agravar-se e outros vieram a eles se somar, de tal maneira que o pensamento psicológico, já em franco processo de desenvolvimento no país, encontrou terreno fértil para penetrar e estabelecer-se na sua dimensão científica e caminhando para sua autonomia teórica e prática em relação às áreas do saber às quais havia se desenvolvido até então, como a Medicina e a Educação. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da ciência psicológica e a ampliação de seu campo de ação maximizavam as possibilidades concretas de a Psicologia contribuir com possíveis respostas para as questões que se impunham.

Dessa forma, de acordo com Mitsuko (1998), a Psicologia e outras áreas do conhecimento foram buscadas no sentido de contribuir com soluções para os problemas relacionados à saúde, à educação e à organização de trabalho, no interior de uma formação social dependente e atrasada, em busca da modernidade representada pela concretização do ingresso do Brasil no mundo industrializado. Nesse contexto e em face de tais problemas ocorreram importantes realizações da Psicologia no Brasil, cujas principais produções são oriundas de instituições médicas e educacionais. A partir dessa base e no interior dessas instituições é que a Psicologia se desenvolveu, conquistando sua autonomia em relação às áreas do saber das quais evoluíra até então, por meio da definição e da delimitação cada vez mais explícitas de seu objeto de estudo e de seu campo próprio de ação.

1- A

2- D

3- D

4- A

5- A

6- A

7- C

8- D

9- B

10- B

11- B

12- D

13- D

14- A

15- E

2 - O atual código de ética profissional do psicólogo reflete a importância e o reconhecimento do papel social do psicólogo ao longo das décadas, sua inserção a comunidade, e sua transparência para lidar com pontos delicados como os dilemas éticos.

O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano apoiado nos valores que embasam a declaração universal dos direitos humanos. Visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Atuará com responsabilidade social, por meio do contínuo aprimoramento profissional, analisando critica e históricamente a realidade política, econômica, social e cultural.

3 - O novo (terceiro) código de Ética Profissional do Psicólogo surgiu por uma necessidade de atender ao contexto institucional legal do país, marcadamente a partir da promulgação da Constituição Cidadã, em 1988 e das legislações decorrentes. Código de Ética Profissional do Psicólogo de 1975 foi elaborado e reformulado no contexto político do regime militar, quando as liberdades de imprensa, de expressão, estavam proibidas e a repressão imposta pelo regime ditatorial imperava com violento desrespeito pelos direitos humanos, gerando medo, perseguições, torturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com