TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM UBÍQUA: NOVAS FORMAS DE APRENDER

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

APRENDIZAGEM UBÍQUA: NOVAS FORMAS DE APRENDER

Os usos das mídias digitais móveis nos processos de ensino e aprendizagem estão mudando radicalmente o modo como se entende a educação.  O uso das tecnologias de comunicação móvel traz a possibilidade de acesso a informação em qualquer hora e de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. À vista disso, qualquer pessoa que tenha um computador ou celular conectado à internet é capaz de acessar e produzir informação. Essas tecnologias podem auxiliar o professor no ensino aprendizagem do aluno, porem o uso de aparelhos celulares em sala de aula pode atrapalhar ao invés de auxiliar.

Os celulares não são mais simplesmente dispositivos que permitem a comunicação oral, mas sim um sistema de comunicação multimodal, multimídia e portátil, um sistema de comunicação ubíqua, onde convergem jogos, vídeos, fotos, música, textos e, ao mesmo tempo, manter uma comunicação ubíqua com seus contatos via msm. Sendo assim torna-se um desafio para o professor se atualizar com essas novas tecnólogas, é necessário repensar as novas formas de ensinar numa era onde todos estão conectados e o aluno não larga o Celular nem para ir ao banheiro.

Para que o professor possa prender a atenção dos alunos às aulas é necessário aproveitar os dispositivos moveis como auxílio para suas aulas.  A aprendizagem, que antes somente era considerada quando acontecia dentro da escola, hoje pode acontecer a qualquer hora em qualquer lugar graças à ubiquidade delas. Couto (2013, p. 2) explica que “onde há pessoas conectadas, tem ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais”. O autor, ainda assegura que:

O professor não é mais aquele que transmite um determinado saber pronto. Ser professor na cultura digital implica coordenar, orientar, incentivar a aprendizagem calaborativa e cada vez mais personalizada. Não se trata mais de uma mesma tarefa para todos num determinado espaço e tempo. O professor agora é aquele que coordena as atividades em torno de algum problema ou de determinados problemas. (COUTO, 2013, p. 2).

É chamado de “aprendizagem ubíqua” as novas formas de aprendizagem mediadas pelos dispositivos móveis. O cenário educacional transforma-se, os sujeitos passam a ser autores/autônomos de/na sua própria aprendizagem, e os professores são apenas mediadores da aprendizagem. O aluno imerso na realidade dos dispositivos móveis deve ser orientado e livre para buscar e construir seu conhecimento na diversidade de meios disponíveis.

Com essas tecnologias, torna-se ubíquo o acesso aos diversos tipos de conteúdo, criando não só um ambiente facilitador, mas principalmente instigador, de reflexão crítica, do prazer pela pesquisa e da aprendizagem contínua e autônoma.

Existe uma demanda dos próprios alunos para que as tecnologias da informação façam parte do dia-a-dia de sala de aula. Sabendo disso e que essas ferramentas tecnológicas, permite o acesso à informação de forma quase instantânea e uma maior interação virtual é necessário que os profissionais se mantenham em constante atualização.

Existe uma variedade de softwares, simuladores, objetos educacionais e ferramentas para criação, gravação e manipulação de áudio, vídeo, imagens e muitas são as possibilidades de integrá-las de forma que contribuam para facilitar a apropriação das tecnologias digitais pelos professores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com