TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armários LGBT (in)tolerância familiar e os frutos de uma longa estadia

Por:   •  22/5/2019  •  Artigo  •  3.593 Palavras (15 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 15

Armários LGBT: (in)Tolerância familiar e os frutos de uma longa estadia.

LGBT Closet: Family (in)tolerance and the effects of a long stay.

Camila Marques Genângelo; Gabriel Carvalho Nogueira; Mônica da Silva Buono.

Graduandos em Psicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

______________________________________________________________

RESUMO

“Armário” é uma gíria usada para descrever tanto aqueles que estão escondendo sua orientação sexual, bem como seus sentimentos. Por uma perspectiva transcultural, procuramos discutir os aspectos conflitantes entre sujeito x sociedade e sua carga cultural, e os impactos psicológicos que ficam para aqueles que não se enquadram nos moldes sociais. Para tal, utilizamos o filme “Orações para Bobby” que fala sobre essa estadia no armario e também sua saida, seu percurso e o sofrimento existente. Bobby, o rapaz que tem sua história contada no filme, passa por momentos dificeis ao relatar para familia, que é extremamente religiosa, sua condição sexual. Com a não aceitação de sua família, Bobby passa a ter uma vida dupla. Fala-se da forma em que a dupla personalidade aparece, como o sofrimento é vivenciado por esses indivíduos – incluindo Bobby. Aponta-se o núcleo familiar como o primeiro grupo social em que somos inseridos durante a vida e como tomamos seus valores para nós enquanto sujeitos pertencentes. Quando esses valores são caracterizados como potencializadores dos efeitos da homofobia, a família se mostra como o principal grupo a se intervir para evitar a discriminação e o preconceito.

Palavras-chave: Armário. Religião. Heteronormatividade. LGBT.

ABSTRACT

"Closet" is a word used to describe those who are hiding their sexual relations as well as their feelings. From a cross-cultural perspective, the search for the conflicting aspects between the subject and the society is cultural, and the psychological impacts for those who are not fit the social molds. To do this, use the film "Prayers for Bobby", which talks about this stay in the closet and also his “come out”, his path to acceptance and the existing effort. Bobby, the guy who has his story told in the movie, goes through hard times when telling to the family, which is extremely religious, his sexual condition. With a non-acceptance of his family, Bobby starts having a double life. We pointed out, then, the appearance of a double personality and how suffering is experienced by these people – including Bobby. The family nucleus is indicated as the first social group in which we are inserted during the life and as we take its values for us as subjective individuals. When these values can be characterized as enhancing the effects of homophobia, the family shows itself as the main group to intervene to avoid discrimination and prejudice.

Keywords: Closet. Religion. Heteronormativity. LGBT.

1. INTRODUÇÃO

É de conhecimento histórico que todo indivíduo humano se desenvolve em sociedade, bem como desenvolve a sociedade. Esta, por sua vez, tem o poder de constituir o indivíduo conforme o contexto social em que se encontra, ou seja, moldar as práticas, valores e pensamentos de acordo com o que aquela sociedade espera daquele indivíduo.

Levando este raciocínio em consideração, torna-se possível pensar nos desdobramentos que este indivíduo terá que enfrentar quando foge do esperado. Tomando como exemplo uma sociedade heteronormativa – como é a que vemos no filme Orações para Bobby – onde também é apresentado valores religiosos muito fortes dentro da família de Bobby, que se declara homossexual. Torna-se claro que não estar dentro do esperado pode trazer um sofrimento psicológico imensurável.

Este artigo tem como objetivo discutir aspectos subjetivos do sujeito dentro de uma sociedade, e o quanto isso pode ser conflitante para uma pessoa quando não vai de encontro com os valores que foram apresentados para ela durante toda a vida – para isso utilizaremos do filme para discutir o “Armário” onde Bobby passou boa parte de sua vida e como isso reverbera na vida das pessoas que se mantém dentro de um, buscando identificar os aspectos psicológicos e emocionais de se manter uma personalidade que não necessariamente é a que condiz com sua natureza e vivendo sob uma (in)tolerância social, da qual é dita porém muito pouco praticada.

Será levantado e discutido o tema “Armários LGBT e suas diferenças”, tendo como principal base o filme Orações para Bobby e fazendo uso também de análises literárias de artigos e discussões acerca desta problemática, relacionando diretamente com o que é apresentado no filme.

Esta discussão se torna importante devido ao grande sofrimento que é apresentado nestes casos. Entender o que é este armário, quais os impactos de estar e de sair deste armário, as possíveis duplas identidades que são criadas por estes indivíduos com o intuito de se proteger e como os valores sociais e principalmente familiares são algumas das questões que serão discutidas a fim de investigar de onde se originam os sentimentos de não pertencimento e sofrimento desses indivíduos frente a tantos conflitos internos e também externos.

2. DESENVOLVIMENTO

Para melhor compreensão da discussão do artigo, se faz necessário contextualizar o filme Orações para Bobby.

2.1 Contextualização do filme

Baseado em uma história real, Bobby é um garoto comum que cresceu em meio a uma família grande e muito religiosa. Devido aos valores religiosos muito fortes e muito presentes, Bobby sempre escutou de seus familiares que homossexuais eram abominação, que deveriam ser todos mortos e uma série de outras coisas que eram respaldadas pela leitura que sua família tinha da bíblia. Diante da frustração de uma relação com uma garota, Bobby começa a se questionar sobre sua sexualidade e acaba se declarando homossexual. Sua primeira atitude frente a isso é tentar se matar – do qual não consegue por ser considerado pecado. Bobby logo é descoberto pelos pais e daí começam a surgir as questões de tratá-lo como um doente, e a todo momento discursos de que deus irá curá-lo.

Durante boa parte do filme vemos Bobby sendo submetido a uma questões de situações que podem tê-lo feito acreditar que de fato era um erro aos olhos de sua família. Submeteram-no a passar em um psiquiatra, fazer exercícios, orar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com