TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Pessoas Autorrealizadas

Por:   •  26/6/2021  •  Dissertação  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Perguntas – Pessoas autorrealizadas

  1. Como as qualidades das pessoas autorrealizadas podem nos ajudar como profissionais?

Ao nos evoluirmos para nos tornarmos pessoas autorrealizadas, como por exemplo, mais motivadas, Aceitaçãodesi,dosoutros, busca constante por conhecimento, desenvolvimento dos seus dons, talentos, criatividade, nos permitirá exercer a nossa profissão com excelência, com a capacidade de ouvir e entender melhor o outro, livre de julgamentos e sem tabus, buscando uma constante melhoria como pessoa.

  1. Citem uma pessoa (um conhecido ou famoso) que tenha essas qualidades.

Augusto Cury

  1. O que vocês acham que o(a) levou a desenvolvê-las? Necessidades básicas supridas, busca por contínuo desenvolvimento e desejo de contribuir para melhorar a vida de outras pessoas.
  2. É possível desenvolver essas qualidades? Se sim, como?

Sim! Buscando evoluir a cada dia, atuar no hoje, focado e disciplinado a conquistar e/ou desenvolver as habilidades de pessoas autorrealizadas

RESUMO DO TEXTO: MASLOW, TEORIA HOLÍSTICO-DINÂMICA

Maslow considera o indivíduo como um todo integrado e organizado, e assim não se pode falar da motivação sem considerar a pessoa como um todo.

Ele faz um retrato holístico da natureza humana, em contraste com a abordagem dos comportamentalistas (Behaviorismo) e da Psicanálise Freudiana. Tendo como base as suas observações como psicólogo, Maslow fundamentou a teoria das necessidades, argumentando que praticamente todas as teorias históricas e contemporâneas de motivação se uniam na consideração das necessidades, impulsos e estados motivadores. De acordo com Maslow uma vez que uma necessidade surge, ela domina o organismo. Quando esta necessidade é satisfeita, de novo uma nova (e mais alta) necessidade surge e assim segue sucessivamente. Isto é o que nós definimos por necessidades humanas básicas, que são organizadas em uma hierarquia de relativa prepotência. O modelo de Maslow propõe a noção de necessidade como fonte de energia das motivações existente no interior das pessoas.

A necessidades básicas são:

Necessidades fisiológicas: usualmente são o ponto de partida para a teoria da motivação, sendo chamadas de impulsos fisiológicos.

Necessidades de segurança: quando as necessidades fisiológicas estão relativamente bem atendidas, surge então um novo conjunto de necessidades: segurança; estabilidade; dependência; proteção; ausência de medo, ansiedade e caos; necessidade de estrutura, ordem, lei e limites; proteção consistente; etc.) · Necessidades de pertencimento e amor (sociais): se as necessidades fisiológicas e de segurança estão satisfeitas, vai surgir a necessidade amor, afeto e pertencimento, e todo o ciclo já descrito se repetirá com este novo centro. A pessoa passa a sentir intensamente, como nunca antes, a ausência de amigos, da pessoa amada ou filhos, sentindo fortemente as dores da solidão, ostracismo, rejeição e do desenraizamento. · Necessidades de autoestima: todas as pessoas na sociedade (com uma pequena exceção das pessoas com alguma patologia) têm a necessidade ou desejo de uma consistente e elevada autoavaliação e de ser a estimado por outras pessoas. · Necessidades de autorrealização: mesmo se todas as necessidades citadas anteriormente estão satisfeitas, nós podemos frequentemente (se não sempre) esperar que um novo descontentamento rapidamente se desenvolva, a menos que o indivíduo esteja fazendo aquilo que ele é preparado para fazer. Maslow faz uma distinção psicológica e operacional entre as necessidades ditas mais altas e as necessidades mais baixas. O ser humano compartilha a necessidade de alimentos com todos os seres vivos, mas a necessidade de autorrealização, com ninguém. Assim, quanto mais alta é uma necessidade mais especificamente humana ela é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com