TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Sociais

Por:   •  19/9/2021  •  Ensaio  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

As políticas públicas se relacionam em aspectos subjetivos relacionados aos sujeitos, que se entrelaçam com a realidade. E nesse processo se fala da relação entre o Estado, a sociedade e a economia.  Elas se caracterizam em uma promoção de direitos, na tentativa de superar as desigualdades sociais. No texto aparecem as políticas sociais como maneira de firmar a relação indivíduo e sociedade, expressando suas contradições e seu bem estar.

Se fala no texto que o capitalismo tenta a realização máxima da liberdade como livre consumo, livre venda da força de trabalho, mas isso não pode ser alcançado gerando pobreza, desigualdade, portanto, a intervenção do estado se faz necessária, criando então as políticas públicas.

Podemos observar que os indivíduos são livres, mas não devem ficar “fora” do mercado, devem participar obrigatoriamente da venda livre da força de trabalho e do livre consumo, se mostrando como uma grande liberdade ilusória. É com essa ideia que vai se alimentando a valorização do trabalho. Ócio é condenado, o desemprego é ideia de fracasso, pois para garantir que o capitalismo continue é preciso ter pessoas que trabalhem, produzam e consumam e que também seja uma mão de obra qualificada, jovem e atualizada.

A desqualificação social e a expulsão gradativa do mercado, é recorrente que coloca os indivíduos como descartáveis: um “velho” de 45 anos e não tem mais lugar social; um jovem sem futuro sem projeto, não consegue trabalho. Essas ideias levam o sujeito a ser fadado ao fracasso, a ser inútil e rejeitado em contextos ainda organizados na sociedade.  

Caracterizar a questão social resumidamente em torno da desestabilização da produção chama a atenção para a situação que o bem-estar vai estar relacionado a essa ideia de estar sempre no mercado, pois estar no mercado é sinônimo de consumo, e nesse bem-estar que vai trazer felicidade para o indivíduo. “A avaliação do bem-estar é subjetiva: o indivíduo é o melhor juiz do seu bem-estar.” Suprindo com seus desejos e preferências pessoais sendo assim, o capitalismo criou uma noção de que para você ser feliz, você precisa consumir aqueles produtos, cada vez mais novos, você precisa estar cada vez mais qualificado para não perder seu espaço, para assim trabalhar e receber, conseguindo comprar sua felicidade.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com