TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Qualidades profissionais mais desejadas no mercado de trabalho

Por:   •  28/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução: 

A educação terá um papel relevante, pois de certa forma, ela terá de conduzir o ser humano para um novo contexto do mundo do trabalho que ainda não sabemos ao certo como será. No caso do Brasil, ao nos remetermos à sua história, veremos que a educação era privilégio de poucos, pois aqueles que não precisavam trabalhar e que eram descendentes de classes sociais privilegiadas dedicavam-se exclusivamente aos estudos, inclusive indo estudar no exterior. Já os que tinham que trabalhar para sua subsistência, aprendiam o necessário para desempenhar o seu ofício.

 As qualidades profissionais mais desejadas no mercado de trabalho são: ética, comunicação fluida, capacidade de análise, poder de inspirar equipes e acima de tudo criatividade. “Criar” é um conceito mais profundo do que “ter ideias diferentes”. Esta mais para “ter ideias diferentes e utilizáveis, e ter o impulso de realizá-las”.

 Na busca por qualificação, muitas pessoas matriculam-se em cursos técnicos e de graduação. Porém devido a rotina diária de estudos muitas dessa pessoas acabam desistindo ou migrando para cursos a distancia que são oferecidos cada vez mais por universidades publicas e privadas. O ensino à distancia é útil para quem trabalha e não tem tempo de cumprir a rotina diária da faculdade. A principal diferença de estudar pela internet é o esforço exigido do aluno. Nos cursos virtuais, o estudante tem de ser muito mais ativo no aprendizado. O ensino à distância começou a mudar com a popularização da internet banda larga e com a oferta de cursos, além dos técnicos. Na graduação, os mais procurados estão nas áreas de administração, pedagogia e tecnologia. Mas é possível cursar ciências biológicas e enfermagem remotamente, tanto em instituições publicas quanto Privadas.

Desenvolvimento:

 A mentalidade moderna teve impactos na Educação e, de acordo com Ponce (1988, p. 135), o ideal educativo do homem burguês era “[...] formar indivíduos aptos para a competição do mercado”.

Na LDB/96, encontramos no Art. 2º, dos Princípios e Fins da Educação Nacional, o qual menciona que a “Educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

 Na preocupação com a Educação, em termos de legislação, postula-se que ela prepare para o mercado de trabalho. Porém, se a educação for frágil, principalmente no Ensino Fundamental, as organizações terão dificuldades de encontrar profissionais qualificados, não só tecnicamente, mas em termos de formação humana.

As qualidades profissionais mais desejadas no mercado de trabalho são: ética, comunicação fluida, capacidade de análise, poder de inspirar equipes e acima de tudo criatividade. “Criar” é um conceito mais profundo do que “ter ideias diferentes”. Esta mais para “ter ideias diferentes e utilizáveis, e ter o impulso de realizá-las”. Ele pensa em como programar as ideias e conhece os limites do mundo real, como escassez de material, dinheiro ou tempo.

O jeito velho de trabalhar não produz novidades na velocidade desejada. Vai se destacar quem conseguir criar mais e criar bem. Estudar sempre ajuda, pois amplia o repertorio de informações que você pode recombinar. De acordo com COELHO (2010) “Você tem de sair de sua zona de conforto. Ser criativo não significa que você vai ser bem sucedido. O criativo é criticado porque ele faz diferente, e muitas vezes é ridicularizado”.

Há diferenças entre os cursos, mas no geral a presença do aluno na frente do computador vale como lista de chamada. A maioria consegue controlar quantas vezes os alunos acessam o site do curso, quais exercícios foram feitos, quais capítulos foram lidos e quanto tempo ele passa por dia navegando. Assim como no presencial, há prazo para entrega de trabalhos. Se passar do horário combinado, o aluno não consegue mais postar o documento no site.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com